Notícias Notícias

Voltar

Hospitais da Rede Ebserh promovem diversas ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Agosto Dourado

Hospitais da Rede Ebserh promovem diversas ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Conscientização a respeito da importância da amamentação pauta iniciativa

Com o tema “Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”, iniciou ontem, a Semana Mundial do Aleitamento Materno e o mês de conscientização sobre a amamentação, Agosto Dourado. Diversos hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizam ações voltadas para lactantes, familiares e colaboradores das unidades, a fim de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, considerado o melhor alimento para o bebê.

Entre os benefícios do aleitamento para o bebê estão redução da obesidade, do diabetes, dos problemas gastrointestinais e alergias. “Amamentar não é só matar a fome, é dar nutrição e saúde”, afirma Marielle Ribeiro, enfermeira do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac). A unidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) disponibiliza oficinas, palestras, sessões educativas, rodas de conversa e jogos, conduzidos pelos profissionais de saúde locais.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) participa dessa estratégia com a Blitz da Amamentação. O objetivo é incentivar a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê e complementado até os dois anos ou mais. O leite também serve como uma vacina para criança, já que os anticorpos maternos passam para o filho. Dados do Ministério da Saúde, registram que no Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses. De acordo com o chefe do Banco de Leite Humano do HU-UFMA em exercício, Christyann Lima, a proposta é fazer com que o tema seja discutido e disseminado para que informações importantes cheguem a todos. “A amamentação não deve ser só papel da mãe, mas de toda a comunidade”.

Qualificado como Amigo da Criança pela Unicef e pelo Ministério da Saúde desde o ano 2000, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) dispõe distribuição de laços dourados, folhetos informativos, reunião científica e rodas de conversas com as lactantes e seus acompanhantes, a equipe multiprofissional da Unidade Neonatal, funcionários do HC, professores, residentes e estudantes.

Já em São Carlos (SP), o HU-UFSCar distribuiu às pacientes mães que amamentam "kit lanches" (com suco e bolo), além de panfletos sobre o aleitamento materno. No mesmo dia foi organizada uma roda de conversa sobre amamentação.

Mães, bebês, colaboradores e gestores do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) se reuniram na sacada da Maternidade para celebrar a data e destacar o papel da instituição na política de incentivo à amamentação materna. O Banco de Leite Humano (BLH) do Hucam tem sido campo de prática e desenvolvimento de pesquisas e projetos como: Amamenta, Anamater (nutrição) e Mãe Adolescente, além de receber constantemente visitas técnicas dos alunos da Ufes e da sociedade capixaba.

O BLH oferta aos bebês o LHP (Leite Humano Pasteurizado) com seu alto padrão em qualidade para as mães que vão retornar ao trabalho e querem deixar sua reserva em casa para os bebês em situação de risco (prematuros) da UTI Neonatal. O Banco fa ainda atendimento à saúde materno infantil, acompanhando o processo de amamentação e suas dificuldades como exemplo, a pega incorreta, apojadura com ingurgitamento mamário, fissuras, além da avaliação do ocrematócrito (quantidade de calorias do leite humano).

Curso

Durante todo mês, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas disponibiliza um curso de aleitamento materno, direcionado aos profissionais da saúde que atuam na unidade, especialmente na área materno-infantil. Serão três turmas com 20 vagas cada, com encontros em dias e horários diversos, para contemplar os colaboradores de todos os turnos.

Vídeos

Em Dourados (MS), o HU da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) promoverá, a partir desta quinta (3), além das palestras, a exibição de vídeo com depoimentos de mães que tiveram seus bebês na unidade e que falam um pouco sobre a fundamental ajuda que receberam dos profissionais que trabalham em prol da amamentação. Em outra produção audiovisual, que também será apresentada, a pediatra Larissa Gomes da Costa Franco fala sobre os benefícios da amamentação para mães e bebês.

Hora do mamaço

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal (RN), fará rodas de conversas, atividades nas enfermarias, reuniões cientificas com pacientes e colaboradores da maternidade. Além disso, a unidade promoverá a "Hora do Mamaço", nesta sexta-feira (04), momento em que as mães irão participar de um grande momento de amamentação, na escadaria da Maternidade.

Paciente da Maternidade, Ivânia Maria de Sousa Oliveira, 34, não conteve a emoção ao descrever a vontade que ela tem de amamentar seu pequeno Cayo. “A gente passou por algumas dificuldades e eu estou muito feliz em poder estar com meu filho nos meus braços e no meu peito, porque eu sei que esse leite é o melhor para ele”.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh, com informações dos hospitais