Notícias Notícias

Voltar

Aberto o curso de especialização em saúde da criança para atuação no HU-UFMA

Qualificação

Aberto o curso de especialização em saúde da criança para atuação no HU-UFMA

Profissionais iniciam pós-graduação com aula inaugural sobre fazeres do enfermeiro pediatra

São Luís (MA) – Foi iniciado na última semana o curso de especialização em Enfermagem na Saúde da Criança, ligado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. São 28 enfermeiros, que cumprirão carga horária de 570 horas, sendo 240h de prática assistencial na Unidade Materno-infantil do Hospital Universitário da UFMA, vinculado à Rede Ebserh. É a terceira vez que o curso é oferecido.

Segundo a coordenadora da Especialização, Georgina Macedo, a turma é composta por enfermeiros já inseridos no mercado de trabalho e se configura como um grupo muito heterogêneo, que terá nos próximos meses uma excelente oportunidade. “Temos o objetivo de assegurar uma assistência de qualidade, pautada no conhecimento científico, numa prática segura e eficaz, desenvolvendo, sobretudo, o conhecimento crítico e científico que a criança e a família merecem no processo de cuidado”, declarou.

A enfermeira Meire Batista diz acreditar que os meses serão de intenso aprendizado “Essa é uma grande oportunidade para a nossa categoria, tanto para os que atuam na atenção básica quanto na atenção hospitalar, pela possibilidade de termos um aprimoramento das atividades do dia a dia no que se refere a assistência à criança”.

A chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFMA, Teresa Rachel de Alencar, destacou a importância desse momento para o hospital. “O Maranhão tem um alto índice de mortalidade infantil. Depende de nós mudar essa realidade. Capacitações como essa fazem uma diferença enorme na assistência”.

A reitora Nair Portela transmitiu a alegria da universidade com essa conquista para a área da enfermagem. “Sabemos que é o resultado de um esforço conjunto, dois anos de intenso trabalho, de organização para dar vida a um sonho que trará muitos benefícios, não só para a categoria, mas também para aqueles que serão assistidos”.

Aula inaugural

A aula inaugural foi ministrada pela enfermeira e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Myriam Aparecida Mandetta, com o tema “O cuidado ao recém-nascido, à criança e família: tecendo teias de saberes e fazeres do Enfermeiro Pediatra”. A conferencista é presidente da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, líder do Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente-NECAd e membro do Grupo de Estudos em Enfermagem da Família da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (GEENF-USP).

Estavam também presentes durante a solenidade, representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão (SES), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-MA) e o corpo docente do curso de especialização.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh