Notícias Notícias

Voltar

Maternidade Januário Cicco recebe veículo para coleta domiciliar de leite materno

Banco de Leite

Maternidade Januário Cicco recebe veículo para coleta domiciliar de leite materno

Veículo foi doado pelo TJRN e aumentará a capacidade, agilidade e segurança do serviço

Natal (RN) – O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), unidade hospitalar vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, recebeu do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), um veículo que será utilizado no serviço de coleta domiciliar do leite materno. O carro, recebido na última quinta-feira, 12, possibilitará o aumento da capacidade e proporcionará mais agilidade e segurança ao transporte do alimento.

Segundo o superintende da Mejc, Luiz Murilo Lopes de Brito, é grande o impacto que uma ação desta natureza causa na assistência de todo o estado. “O gesto do Judiciário é tocante, principalmente na assistência prestada às nossas pacientes que amamentam. Existem mulheres que podem doar o leite, que é pasteurizado na própria maternidade. Esse leite é utilizado na alimentação de crianças, tanto na capital quanto no interior”, disse.

A ação foi efetivada pelo desembargador Expedito Ferreira, que fez a entrega de dez veículos para quatro instituições públicas do estado. “A Justiça tem procurado meios, em seu orçamento próprio, para beneficiar a sociedade. Semana passada, nos preocupamos com a segurança pública. Nesta semana, nos preocupamos com a área da saúde”, destacou o presidente da Corte potiguar.

A coordenadora do BLH da Maternidade, Ana Zélia Pristo, destacou a carência de veículos que auxiliam no transporte das doações de leite e como o apoio recebido será fundamental para a ampliação dessas doações. “Na maioria das vezes, a doadora está impossibilitada de ir até a maternidade, então a coleta domiciliar é a forma que nós temos de chegar até a doadora e coletar esse leite”, afirmou.

Ela lembrou que mensalmente são coletados cerca de 280 litros do alimento. Hoje, esse número foi reduzido a 200 litros devido à falta de transportes de coleta. “Esses veículos vêm, não apenas solucionar essa carência, como também ampliar a captação das doações, que são diárias”, salientou.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

A estatal, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da Mejc-UFRN