Notícias Notícias

Voltar

Programa do HC-UFPR recebe material escolar para pacientes

Saúde e educação

Programa do HC-UFPR recebe material escolar para pacientes

Kits são compostos por dois cadernos, lápis, lápis de cor, canetas, régua, borracha e apontador

Curitiba (PR) – O Complexo Hospital de Clínicas (CHC), vinculado à Universidade Federal do Paraná e à Rede Ebserh, recebeu 138 kits de material escolar, doados – por meio da Associação Amigos do HC (AAHC) – por membros do Business Network International Curitiba (BNI). O grupo reúne empresários de diversos ramos comerciais, que trocam indicações de prestação de serviços e realizam parcerias.

Os kits de material escolar são compostos por dois cadernos, lápis, lápis de cor, canetas, régua, borracha e apontador e serão distribuídos para os pacientes assistidos pelo Programa de Escolarização Hospitalar (PEH), que integra o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) do CHC.

A superintendente do Complexo, Claudete Reggiani, fez a entrega de um certificado de agradecimento. Regina Tanaka, coordenadora do Comitê de Humanização do CHC, também agradeceu a doação e a presença dos empresários. Durante a visita pela Unidade Clínica Pediátrica e a sala destinada às aulas, eles receberam cartas feitas por algumas das crianças.

Para um dos doadores, Ederson Melo, a iniciativa é ação há tempos planejada pelo grupo. “Não basta vários empresários se reunirem e se ajudarem sem fazer nada pela sociedade”, explica.

Programa de Escolarização Hospitalar

O programa tem o intuito de aproximar a escola do cotidiano das crianças e adolescentes internados no HC, evitando que sua progressão escolar seja interrompida. Depois de entrar em contato com as instituições em que os pacientes estudam, professoras da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e da Secretaria Municipal da Educação (SME) preparam aulas e atividades, posteriormente validadas pelas escolas. O número de pacientes que frequenta as aulas varia em função da frequência de altas e novas internações. No mês passado, 230 crianças e adolescentes foram atendidos pelo serviço.

Para Leila Cirino, uma das professoras da SEED que atua no hospital, a doação de materiais escolares para o HC é gesto importante. “São materiais que muitas vezes as crianças não têm acesso fora daqui, como as canetinhas coloridas ou massinha de modelar, que ajudam a passar o tempo e muitas vezes até na recuperação de movimentos”.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o Complexo Hospital de Clínicas faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do CHC-UFPR