Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas de Goiânia realiza curso de registro hospitalar de câncer

Formação

Hospital das Clínicas de Goiânia realiza curso de registro hospitalar de câncer

Treinamento ocorre de junho a setembro e capacita profissionais de cinco instituições de Goiás

Goiânia (GO) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Rede Ebserh, está capacitando profissionais da área de saúde de cinco instituições do estado de Goiás para o registro hospitalar de câncer. O pedido para a realização do curso partiu da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, devido à consistência e ao bom desempenho demonstrado pelo HC-UFG na coleta e na consolidação dos seus dados junto ao Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Esse curso é um projeto de extensão realizado nas modalidades presencial, com aulas no HC-UFG, e à distância, de junho a setembro de 2018. Os primeiros encontros presenciais foram realizados nos dias 18, 22 e 25 de junho. Para ministrar o curso, o HC-UFG se baseou no material disponibilizado pelo Inca.

Segundo uma das instrutoras do curso, Regina Sélia Jorge, o serviço de Registro Hospitalar de Câncer passou a deslanchar em 2015, com a aproximação do HC-UFG junto ao Inca. “Esse serviço ganhou ainda mais notoriedade em 2018, com esse projeto de extensão que está colaborando para a formação de novos profissionais no Centro-Oeste”, avaliou a enfermeira.

Os primeiros encontros trataram acerca da base teórica de formação do Registro e, a partir de agora, terá início a parte prática, que ocorrerá nas instituições dos respectivos profissionais capacitados. Os últimos encontros presenciais serão realizados nos dias 11 e 13 de setembro de 2018 e os dados relativos aos registros de câncer colhidos pelos participantes, incluindo os do HC-UFG, serão inseridos no Sistema do Inca, chamado Integrador RHC. Os dados que são disponibilizados nesse sistema referem-se à base de dados de dois anos anteriores, ou seja, em 2018 serão integrados os dados de 2016.

Este é o terceiro ano em que o HC-UFG integra esses dados à plataforma do Inca. No registro de 2016, equivalente ao ano de 2014, foram realizadas 5117 buscas ativas, das quais resultaram 466 casos notificados. Já em 2017, referente à base de 2015, registrou-se 3410 buscas ativas que culminaram em 370 notificações. A base de dados de 2018, referente a 2016, está em processo de construção, mas espera-se superar a dos anos anteriores.

Uma das participantes do curso, a enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia Estela Magalhães diz que há 18 a instituição conta com o serviço de Oncologia, porém o registro hospitalar de câncer ainda é muito recente. “O curso é uma excelente oportunidade para melhorarmos o serviço, pois tiramos muitas dúvidas acerca do site do Inca e, a partir do registro dos números de casos de câncer, teremos informações que nos servirão de base para solicitarmos materiais e insumos para tratamentos, afirma.

A iniciativa foi conduzida pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HC e foram capacitados profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, do Instituto Onco-Hematológico de Anápolis, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) municipal e estadual e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2014, o HC-UFG é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFG