Notícias Notícias

Voltar

Jornada de Reumatologia do Hucam-Ufes debaterá Medicina de Precisão

Evento

Jornada de Reumatologia do Hucam-Ufes debaterá Medicina de Precisão

Entre 9 e 10 de agosto, haverá também o 2º Encontro de Residentes da especialidade​

Vitória (ES) - Uma nova fronteira de pesquisa científica, a Medicina de Precisão, é um dos temas quentes da 5ª Jornada de Reumatologia do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo e à Rede Ebserh. O evento, que ocorre a cada dois anos, será realizado entre os dias 9 e 10 de agosto, que terá também o 2º Encontro dos Residentes da Reumatologia do hospital. Desta vez, a ênfase da jornada é falar sobre as manifestações do sistema nervoso periférico e central nas doenças reumáticas.

“Vamos fazer uma revisão dos ‘hot points’, ou seja, o que há de novo e que o médico não pode deixar de saber sobre as manifestações das doenças reumáticas autoimunes no sistema nervoso.  Haverá também duas oficinas de treinamento para o exame físico neurológico e para o uso da ultrassonografia na psoríase.  Será um evento cuidadosamente preparado para ser didático para os alunos e residentes em treinamento e também instigante e inovador para o especialista”, garante a organizadora da jornada e coordenadora do Serviço de Reumatologia e da Unidade do Sistema Neuro-músculo-esquelético, Valéria Valim.

A psoríase, citada por Valéria, é uma doença que se manifesta na pele, com lesões avermelhadas e descamativas, que também podem desencadear inflamação articular. O ultrassom nas articulações e nas unhas, exame realizado no Hucam-Ufes, pode identificar a doença antes mesmo de ela se manifestar na pele. A técnica inovadora é usada como uma extensão do exame físico, explica Érica Serrano, médica preceptora da oficina.

Além dos professores e profissionais reconhecidos do Espírito Santo, entre os convidados está Alexandre Wagner, doutor em Reumatologia e professor da Universidade Federal de São Paulo, que abordará a vasculite, uma doença reumática não tão frequente, mas que causa complicações graves no sistema nervoso.

Outro destaque é o neurologista Pedro Shestatsky, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele vai falar sobre neuromodulação da dor e sobre Medicina de precisão. Numa definição rápida, essa nova fronteira científica implica em prescrever tratamentos com base no perfil genético e imunológico do paciente, e não a partir do que o indivíduo está sentindo. Com isso, a chance de acertar no tratamento é maior, já que as doenças reumáticas podem ter sintomas muito parecidos, mas têm mecanismos completamente diferentes.

Conheça aqui a programação completa.

Para se inscrever gratuitamente, envie e-mail para setordereumatologia@gmail.com.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hucam-Ufes