Notícias Notícias

Voltar

Prevenção ao suicídio é tema de atividades no Hospital Escola de Pelotas

Setembro Amarelo

Prevenção ao suicídio é tema de atividades no Hospital Escola de Pelotas

Palestras, oficinas e intervenções internas e externas serão realizadas com o objetivo de discutir o tema

Pelotas (RS) – O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), vinculado à Rede Ebserh, iniciou uma série de atividades da campanha Setembro Amarelo, criada para fomentar o diálogo e a conscientização sobre o suicídio. Palestras, oficinas e intervenções internas e externas serão realizadas com o objetivo de abrir um espaço de discussão sobre o tema.

De acordo com a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HE, Luciana Mecking, o suicídio é uma das maiores causas de morte, embora as pessoas tenham dificuldade em discutir o assunto. “Elas têm medo de encarar esse sofrimento que leva à morte e têm vergonha de falar sobre o assunto. O desconhecimento dos familiares e amigos precisa ser combatido e essa é uma das metas do setembro amarelo: conscientizar, prevenir e falar sobre suicídio. Isso é uma questão de saúde pública”, comentou.

O evento teve abertura na última semana, com o lançamento e apresentação do Protocolo de Suicídio do HE, desenvolvido pela Unidade de Atenção Psicossocial. Nesta segunda-feira, 10, foram realizadas oficinas de Mandalas, com a equipe de Terapia Ocupacional.

Na terça-feira, dia 11, às 14h, no auditório do prédio administrativo do HE (localizado na rua Marcílio Dias), o psiquiatra Carlos Alberto Bandeira falará sobre “Suicídio entre profissionais da saúde”. E nos dias 17, 18 e 19 acontecerá a intervenção “Expressando sentimentos”, em frente ao HE, com um espaço e dinâmica para os colaboradores e comunidade se expressarem por meio de imagens e palavras.

A enfermeira Isabel Arrieira abordará a Espiritualidade no dia 21, no auditório do prédio administrativo do HE. Esse encontro será oferecido em dois horários: às 11 e às 13h30min.  Dia 25, às 10h, e dia 27, às 17h45min, o psiquiatra André Patella apresentará a palestra “Avaliação, Risco e Manejo de Pacientes com Risco de Suicídio”.

Para fechar a programação, na última quinta-feira do mês, dia 25, às 14h, será desenvolvida a atividade “Cine pipoca: vamos falar sobre suicídio?” no auditório do HE, com a reprodução de um filme sobre o tema e espaço para discussão.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HE-UFPel faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HE-UFPel