Notícias Notícias

Voltar

Técnica inédita é usada para desobstrução do canal lacrimal no HU-UFMA

Cirurgia

Técnica inédita é usada para desobstrução do canal lacrimal no HU-UFMA

Procedimento feito por equipe multiprofissional garante melhor resultado e recuperação mais rápida

São Luís (MA) – Foi realizada no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Rede Ebserh, a primeira cirurgia de dacriocistorrinostomia endoscópica, procedimento indicado para a desobstrução do canal lacrimal. A técnica convencional, que não utiliza imagens, é feita por oftalmologistas com um corte na face do paciente. Por meio dessa nova técnica, a cirurgia é realizada pelos otorrinolaringologistas juntamente com os oftalmologistas. É feita sem corte, por dentro do nariz, de forma mais rápida, sem deixar cicatriz e com grande resolutividade. 

A paciente do sexo feminino, de 46 anos, que mora em Balsas, a 752 km da capital maranhense, sofria há dois anos com o diagnóstico de obstrução baixa de via lacrimal. O problema surgiu após uma infecção no olho e, a partir daí, ela teve as suas atividades de rotina afetadas devido a um lacrimejamento excessivo. A cirurgia foi realizada pelas médicas Janaína Bentivi e Cristine Matos e pela médica convidada Adriana Bertrand. O procedimento durou uma hora, com pouco sangramento e boa visualização por conta da endoscopia.

A otorrinolaringologista Janaína Bentivi reforça que essa nova técnica ainda não é feita de modo regular, mas a proposta é passar a fazê-la o quanto antes. “Esperamos que, em breve, possamos fazer esse tipo de cirurgia de forma contínua, em parceria com a oftalmologia”.

Após 11 dias do procedimento, a paciente retornou para o acompanhamento pós-cirúrgico e está evoluindo bem, sem apresentar lacrimejamento, sem dor e sem sangramento.  “Até a cicatrização completa, que demora em média de dois a três meses, ela faz o acompanhamento e depois pode seguir com a vida normal”, reforça a otorrinolaringologista.    

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criado em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFMA