Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de São Carlos realiza mutirão de Endoscopia

Exames

Hospital Universitário de São Carlos realiza mutirão de Endoscopia

Procedimentos foram realizados em pacientes encaminhados pela Prefeitura Municipal

São Carlos (SP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Rede Ebserh, realizou, na última segunda-feira, 26, um mutirão para realização de exames de Endoscopia. Foram atendidos 12 pacientes que aguardavam na fila de espera da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Carlos.

Além de colaborar no atendimento dos pacientes que aguardam por esse tipo de exame na cidade, o mutirão também foi importante para avaliação do serviço pelo HU. “Foi uma ação pontual que permitiu ao HU-UFSCar avaliar a possibilidade de ampliar a oferta desses exames para o Município. Até o momento, atendemos apenas os próprios pacientes do hospital. Foi o primeiro dia que estendemos esses exames a outros pacientes. Nosso objetivo é ofertarmos rotineiramente esses exames para a população, tão logo tenhamos equipe suficiente para isso”, relata Lucimar de Avó, chefe do Setor de Serviços de Apoio diagnóstico e Terapêutico do HU.

Juliana Teles, de 34 anos, moradora de São Carlos, aguardava o exame desde o mês de julho e participou do mutirão. Ela espera que com o resultado da endoscopia consiga o tratamento adequado. “Sinto dor desde 2016 e os médicos me indicaram vários remédios, mas não deu certo. Desde julho estou esperando para fazer o exame e espero que agora eu consiga saber exatamente o que tenho”, afirmou a paciente.

Serviço de Endoscopia

Inaugurado em setembro de 2018, o Serviço de Endoscopia do HU representa mais uma expansão do HU-UFSCar, planejada em parceria e de acordo com a demanda do Município de São Carlos e região, além de ser um novo espaço para o ensino no hospital.

Foram investidos R$ 2,3 milhões para adequação de estrutura física, aquisição de equipamentos e contratação de recursos humanos. “As salas de exame e os equipamentos novos estão de acordo com as melhores práticas em endoscopia, respeitando a legislação vigente, além de serem de excelente qualidade técnica”, afirma Lucimar de Avó.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSCar