Notícias Notícias

Voltar

Projeto da MCO-UFBA que estimula o cuidado multiprofissional é premiado

Pit Stop

Projeto da MCO-UFBA que estimula o cuidado multiprofissional é premiado

Ao fim de cada manhã os casos de cada paciente são discutidos por uma ampla equipe

Salvador (BA) - O projeto “Pit Stop” da Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia, unidade vinculada à Rede Ebserh, recebeu menção honrosa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sendo reconhecido como experiência exitosa voltada para a valorização do trabalhador e em defesa dos direitos dos usuários do SUS.​

O Pit Stop é uma reunião multidisciplinar realizada no final de todas as manhãs na qual os profissionais de diversas categorias discutem a evolução e as condutas que devem ser adotadas para cada paciente internado, caso a caso.

A prática foi instituída em julho de 2015 na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) buscando aumentar a efetividade no cuidado aos recém-nascidos e tem se expandido para outros setores da instituição, a exemplo do Centro Obstétrico. 

“Com a atividade nós promovemos a integração entre os profissionais e uma comunicação mais eficaz permitindo que cada bebê internado receba o cuidado multiprofissional integral que precisa”, afirmou Sinaide Coelho, superintendente da MCO-UFBA. A gestora apontou ainda outros benefícios para a gestão como a redução do tempo de permanência, giro de leitos e fomento ao aprendizado dos profissionais.

A homenagem aconteceu durante a II Mostra Integrada de Humanização e Saúde do Trabalhador do SUS Bahia, realizada pela Sesab, por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGETS). O encontro contou com a presença de cerca de 400 pessoas nos dias 29 e 30 de novembro no Hospital Geral do Estado.

Sobre a Ebserh

A Maternidade Climério de Oliveira é filiada à Ebserh, a maior rede de hospitais públicos do mundo, atualmente composta por 40 Hospitais Universitários federais.

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem o objetivo de, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades.​

Com informações da MCO