Notícias Notícias

Voltar

Hospital da Rede Ebserh é referência na Bahia no tratamento da bulimia e anorexia

Doença Crônica

Hospital da Rede Ebserh é referência na Bahia no tratamento da bulimia e anorexia

Ambulatório de Transtorno Alimentar do Hupes tem mais de 12 anos de atividade

Salvador (BA) – Com 12 anos de atividade, o Ambulatório de Transtorno Alimentar do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Rede Ebserh, é o único do estado e referência no tratamento da bulimia e anorexia. Apenas na primeira década, foram realizados aproximadamente 420 atendimentos, um número que poderia ser muito maior, considerando que esses transtornos estão na terceira posição entre as doenças crônicas mais comuns na adolescência. A justificativa? A dificuldade de diagnóstico e o consequente diagnóstico tardio.

Também é fato que os transtornos alimentares estão associados a depressão, transtorno de personalidade, abuso de drogas, entre outras. Eles são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo, à obesidade ou a outros problemas físicos. Podem afetar desde crianças até adultos, mas são mais comuns na adolescência. Os principais tipos de transtorno alimentar são a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, ambos tendo como características comuns uma intensa preocupação como peso e o medo de engordar, uma percepção distorcida da forma corporal e a autoavaliação baseada no peso e na forma física.

De acordo com a gastroenterologista pediatra e chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Hupes, Luiza Cabus, há um conjunto de fatores que levam ao surgimento dessas enfermidades. Pré-disposição genética, características ambientais, questões hormonais e distúrbios emocionais são alguns exemplos. Em todo caso, o diagnóstico é sempre possível a partir da observação do comportamento e alguns dados do exame físico, explica a médica.

“Muitas vezes, começa com um jovem decidindo começar uma dieta. Em seguida, há um aumento na restrição alimentar – tornando-se vegano, por exemplo. Depois, ele começa a acreditar que o glúten faz mal e o corta da dieta. Cresce a restrição e, de repente, ele não come praticamente mais nada”, detalha a médica.

Nesse sentido, a especialista chama atenção para observação do comportamento do jovem como um todo, inclusive sobre o que ele assiste e lê. “Na internet, há vários sites conhecidos como “pró-ana” e “pró-mia”, que incentivam e dão dicas de como "se tornar" bulímica e anoréxica. Alguns falam em “bulimia e anorexia do bem”, como um conjunto de ações em prol de um objetivo estético. O tratamento desses casos é sempre multidisciplinar, com acompanhamento de psiquiatra, nutricionista, psicólogo e pediatra, no caso de crianças e adolescentes.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia, faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hupes-UFBA