Notícias Notícias

Voltar

Hospital em Cajazeiras (PB) atende pacientes de 15 municípios

Assistência no interior

Hospital em Cajazeiras (PB) atende pacientes de 15 municípios

Entre janeiro e novembro de 2017, ambulatórios da unidade receberam quase 500 pacientes

Cajazeiras (PB) - A agricultora Marilene Paixão levou o neto José Pablo Viana, de quatro anos, para sua consulta de pediatria no Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), filial da Rede Ebserh. Eles moram em Bernardino Batista, distante cerca de 100 quilômetros de Cajazeiras, onde o hospital fica localizado.

Dona Marilene é umas das 498 pessoas beneficiadas pelo serviço de ambulatórios especializados que o HUJB ofereceu entre os meses de janeiro e novembro de 2017. Esse quantitativo contabiliza as consultas nas especialidades de pediatria, nutrição, psicologia e ginecologia. Além desses, estão incluídos os agendamentos para cardiologia e neurologia.

Desse total, o número maior concentrou-se na pediatria, na qual foram realizadas 263 consultas. Em segundo lugar, ficou o ambulatório de psicologia, com 98 atendimentos. Na especialidade ginecologia, foram 37 consultas e 55 exames de colposcopia, importante para identificar alguma alteração como as doenças no colo do útero.  

A avó do pequeno José Pablo agendou o atendimento através do posto de saúde do município de Bernardino Batista, e todas as consultas são intermediadas pelas unidades de saúde de cada um dos 11 municípios para os quais o Hospital Universitário Júlio Bandeira é referência nos serviços ambulatoriais.  (Cajazeiras; Bernardino Batista; Cachoeira dos Índios; São João do Rio do Peixe; Monte Horebe; Poço José de Moura; Bom Jesus; Santa Helena; Triunfo e Carrapateira.) A unidade ainda é referência de outras quatro cidades para atendimento somente de pediatria.

 “Os pacientes recebidos para o ambulatório são egressos do hospital, ou seja, já estiveram internados em algum momento e precisaram dar continuidade ao tratamento, ou são pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde. Essa condição se aplica aos pacientes dos ambulatórios de Pediatria, Nutrição e Psicologia”, explicou Fernanda Souza, nutricionista e coordenadora dos Ambulatórios Especializados.

Ebserh

O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG) é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde dezembro de 2015. Atualmente, 39 hospitais universitários federais são administrados pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Com informações do HUJB