Notícias Notícias

Voltar

HDT ofertará consultoria médica aos municípios circunvizinhos por telessaúde

E-saúde

HDT ofertará consultoria médica aos municípios circunvizinhos por telessaúde

Ideia é fornecer amparo técnico aos profissionais de saúde que se encontram no interior

Araguaína (TO) – O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Rede Ebserh, firmou parceria com o Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde da UFT, Campus de Palmas (TO), para ofertar o serviço de consultoria médica, bem como a segunda opinião formativa que serão disponibilizadas aos profissionais de saúde cadastrados nas Unidades de Atenção Básica (UBS) dos municípios parceiros. A reunião com os envolvidos no projeto ocorreu na última sexta-feira, 29.

O termo de cooperação foi consolidado entre a Unidade de E-Saúde, vinculada à Gerência de Ensino e Pesquisa e o Núcleo, com a finalidade de ofertar tais serviços, por meio dos residentes do HDT-UFT, os quais atuarão como médicos reguladores. Inicialmente os municípios beneficiados são: Babaçulândia, Aragominas, Araguanã, Arapoema, Piraquê, Wanderlândia, Xambioá e Nova Olinda.

A chefe da Unidade, Regiane Alves, enfatizou que a próxima etapa é a realização do cadastro dos residentes para o início efetivo das teleconsultorias. “Desta maneira, a interação por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação poderão ser realizadas online ou em off line, por meio da plataforma do próprio Núcleo”, disse.

Para o coordenador do Telessaúde, Leandro Garcia, a expectativa é bastante positiva. ”A gente espera, com essa parceria, oferecer uma teleconsultoria de qualidade para um número maior de municípios e com o tempo esperamos crescer e colocar mais especialistas dentro do núcleo, primando sempre pela eficiência e agilidade no atendimento aos pacientes”, disse.

Garcia explicou ainda que o núcleo é fruto de uma colaboração entre a UFT e o Ministério da Saúde no Tocantins. “A ideia é fornecer um amparo para os profissionais de saúde que se encontram no interior. Em algumas cidades, faltam muitas especialidades, e esses médicos podem ter dificuldades de realizar um diagnóstico ou acompanhamento de maneira adequada. Nesse contexto, o projeto vem no sentido de capacitar e principalmente dar o amparo para esse profissional”, comentou.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT