Notícias Notícias

Voltar

Diagnóstico precoce aumenta chances de cura do câncer de próstata, afirma especialista

Prevenção

Diagnóstico precoce aumenta chances de cura do câncer de próstata, afirma especialista

Doença continua sendo uma das que mais atinge homens em todo o Brasil

Brasília (DF) - Em Novembro, precisamos falar sobre a saúde dos homens. Após inúmeras ações da campanha Outubro Rosa, voltada para mulher e a prevenção do câncer de mama, neste mês o "Novembro Azul" busca conscientizar a população masculina sobre prevenção e os perigos do câncer de próstata.

Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora.  Em várias situações, quando a doença é diagnosticada em fase inicial, há chances de cura. Entretanto, o preconceito ainda é uma barreira. Estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.

A Ebserh convidou os médicos Ricardo Reges, urologista do Hospital Universitário Walter Cantídio, e Eduardo Ribeiro, urologista do Hospital Universitário de Brasília, ambos da rede filiada, para responder as principais dúvidas sobre o procedimento, a doença e o tratamento. Confira:

Comunicação Social - A partir de que idade os homens devem fazer exames preventivos de câncer de próstata e qual é a periodicidade indicada?

Ricardo Reges (HUWC) - Segundo novas regras da Sociedade Brasileira de Urologia, as pessoas com história familiar de câncer de próstata devem iniciar o protocolo de detecção do câncer de próstata com 45 anos. Os demais devem iniciar aos 50 anos.

No entanto, por iniciativa do paciente os exames da próstata podem ser feitos a partir de 40 anos. 

Comunicação Social - Todos os homens estão vulneráveis a desenvolver o câncer de próstata?

Ricardo Reges (HUWC) - Sim, todos os homens estão sujeitos a desenvolver a doença. Aliás, a maioria dos tumores de próstata são esporádicos. Em outras palavras, acontece de forma aleatória e a maioria não tem história familiar.

Comunicação Social - Homens jovens podem ter?

Ricardo Reges (HUWC) - Tumores raros podem acometer inclusive crianças. Mas, felizmente são ocorrências incomuns.

Comunicação Social - Todo câncer de próstata é agressivo?

Ricardo Reges (HUWC) - Não. Existem tumores de próstata que têm comportamento indolente, nos quais os pacientes não manifestam sintomas da doença. Nesses casos, o crescimento do tumor é muito lento e pode ser feita uma estratégia chamada de acompanhamento vigiado. Caso haja sinais de progressão do tumor, a estratégia de vigiar permite o médico tratá-lo antes que provoque risco à saúde do paciente.

Até o momento, não existem exames que possam definir seguramente qual tumor terá “bom” ou “mau” comportamento.

Comunicação Social -  Quais são os exames preventivos?

Ricardo Reges (HUWC) - Não existem exames preventivos para câncer de próstata. O que se faz na verdade é procura, detecção da doença. Na verdade, quando o homem procura o médico, o que se faz é saber se ele tem ou não tumor na próstata.

Os exames iniciais são o exame digital retal (toque) e a dosagem do PSA no sangue, do inglês prostatic specific antigen. No exame digital retal procura-se nódulos, áreas endurecidas ou alterações na consistência da próstata.

No futuro será possível que testes genéticos e de imagem possam ser agregados aos exames necessários para detecção do câncer de próstata. 

Comunicação Social - Há como se prevenir do câncer de próstata?

Eduardo Ribeiro (HUB) - A prevenção é ter uma vida saudável. O câncer de próstata é mais comum em quem é obeso, se alimenta mal, sedentário. Essas coisas são possíveis prevenir. Agora, tem outras que não tem como. Por exemplo, é mais comum em negros e em quem tem história na família.

Comunicação Social - O câncer de próstata tem cura?

Eduardo Ribeiro (HUB) - Os índices de cura são cada vez maiores. As equipes que tratam (urologista, radioterapeuta e oncologista) têm conseguido curar mais homens. Isso se deve também ao fato de que os homens têm procurado antes os profissionais.

Comunicação Social - Qual é o tratamento indicado para o câncer de próstata detectado precocemente?

Eduardo Ribeiro (HUB) -Temos três opções: a cirurgia, que é a retirada total da próstata, a outra é a radioterapia, também excelente opção e a terceira é não fazer nada. Se o paciente é idoso ou muito doente não faz porque o câncer de próstata cresce muito devagar. Alguns casos não compensa. A maioria faz cirurgia ou faz radioterapia.

Comunicação Social - Quais são os tipos de tratamentos possíveis nos diagnósticos tardios?

Eduardo Ribeiro (HUB) - Se ele tiver com câncer só na próstata ou naquela região, ainda é possível. Agora, se já tiver metástase no osso ou em outro órgão, o tratamento é mais difícil. Isso não quer dizer que o paciente vai ter uma sobrevida curta. O paciente pode viver anos e anos, principalmente com manipulações de hormônios ou quimioterapia.

Comunicação Social - Quais as novidades no combate ao câncer de próstata?

Eduardo Ribeiro (HUB) - A cirurgia tem sido cada vez menos invasiva, com cura mais rápida. Nos Estados Unidos grande parte das cirurgias têm sido feitas com auxílio de robôs, fazendo com que sejam um pouco mais rápidas. Os aparelhos de radioterapia também estão mais modernos, permitindo doses maiores com menos efeitos colaterais. O tratamento oncológico tem alguns hormônios e quimioterápicos novos, que também estão sendo mais eficientes e com efeitos mais toleráveis. Tratamento de hoje é bem diferente de dez anos atrás.

 

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh