Notícias Notícias

Voltar

Maternidade Assis Chateaubriand realiza a 2ª Semana do Bebê

EVENTO

Maternidade Assis Chateaubriand realiza a 2ª Semana do Bebê

Serão 130 atividades, a maioria para pacientes e acompanhantes, mas há programação aberta ao público

Fortaleza (CE) - A Maternidade Escola Assis Chateabriand (Meac), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza de 13 a 17 de junho a 2ª Semana do Bebê. As ações são voltadas ao público interno, mas profissionais de outras instituições, estudantes e demais interessados podem participar em palestras específicas. 

A Semana do Bebê, inspirada em iniciativa do Unicef, foi realizada pela primeira vez na Meac em maio do ano passado. “Surgiu como um convite para incluir a maternidade na programação da Prefeitura Municipal, mas a adesão dos profissionais da casa foi tão grande que acabamos tendo uma programação muito intensa e rica, e decidimos fixar o evento no calendário oficial da Meac”, explica a enfermeira Elisângela Guerra, uma das organizadoras da Semana.

Aleitamento, higiene, sono, saúde e desenvolvimento do bebê são alguns dos temas abordados em palestras, oficinas e rodas de conversa. A programação inclui ainda sessão de cinema, shantala (técnica de massagem em bebês), orientações do método canguru e incentivo à participação do pai no cuidado do recém-nascido. Devido à grande repercussão e demanda por capacitação nessa área, dessa vez, em cada um dos cinco dias, haverá palestra com 80 vagas abertas ao público, mediante inscrições prévias.

“É um momento em que centramos toda a nossa atenção no bebê, nosso personagem principal. É também uma oportunidade de reciclagem dos profissionais, na qual cada um compartilha o conhecimento sobre sua maior especialidade e, por isso, é muito instrutivo e de sensibilização para a prática da educação em saúde”, completa Elisângela.      

Para o público externo, as atividades serão realizadas no refeitório da maternidade, sempre das 14h às 17h. Os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Meac, nos telefones (85) 99266-4788 ou 3366-8526, ou ainda por e-mail.

Confira a programação completa.

Com informações da Meac