Notícias Notícias

Voltar

Complexo Hospitalar no Ceará inaugura projeto Biblioteca Livre

Cultura

Complexo Hospitalar no Ceará inaugura projeto Biblioteca Livre

Iniciativa tem por objetivos o incentivo à leitura e a humanização da assistência à saúde

Fortaleza (CE) - Os olhinhos curiosos do menino Felipe Jesus, de 5 anos, que esperava uma consulta no Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), não aguentaram esperar pelo fim da solenidade. Bastou ele avistar uma brecha entre os jalecos dos médicos para rapidinho mexer e remexer à procura de um título curioso entre os livros do projeto “Biblioteca Livre: palavras que encantam, palavras que curam”.

A iniciativa foi iniciada na última quarta-feira, 15, no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto tem por objetivos o incentivo à leitura e a humanização da assistência à saúde. O leitor pode escolher um ou mais livros e devolver se e quando desejar. 

Foram inaugurados pontos fixos no prédio administrativo e nas Ilhas de Ambulatórios do HUWC e na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), que compõem o complexo. No HUWC, o projeto vai contar, ainda, com um carrinho, semelhante ao de supermercado, para que os livros possam chegar a outros espaços da instituição.

“O projeto não sobrevive se as pessoas não se envolverem. Então, convido todos aqui a abraçarem essa ideia, seja escolhendo, devolvendo ou doando livros, seja multiplicando essa causa”, disse o Professor Luciano Moreira, superintendente do Complexo Hospitalar da UFC. 

Na inauguração da iniciativa, houve descerramento de placas nos pontos e contação de histórias. De Rayara Bastos, do projeto Storytelling, ouviu-se “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector; e “Dieta de Livros”, obra autoral da contadora de histórias. Também se ouviu o conto popular “O Vestido Azul” na voz e na interpretação da professora da rede pública de ensino e contadora de histórias voluntária, Verônica Cândido Lacerda Oliveira.

E o menino Felipe Jesus, afinal de contas, encontrou o tal livro curioso? “Não. Eu queria mesmo era um livro de carro de corrida. Mamãe, vamos trazer para cá?”, perguntou à Ana Carla Vasconcelos Lima. Os dois resolveram, então, combinar de doar livros infantis ao projeto. “Uma iniciativa como essa precisa continuar viva”, disse a mãe. Precisa sim, Ana Carla. E muito. 

SERVIÇO:

Para saber mais sobre o projeto Biblioteca Livre, basta entrar em contato com a Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP) pelos telefones (85) 3366.8186 (HUWC) e 3366.8517 (MEAC) ou pelo e-mail udp.huwc.meac@ebserh.gov.br.

Com informações do HUWC e Meac