Notícias Notícias

Voltar

Prematuridade é abordada em ações dos hospitais da Rede Ebserh

Atividades

Prematuridade é abordada em ações dos hospitais da Rede Ebserh

Dia Mundial do Prematuro é celebrado oficialmente na data de 17 de novembro

Brasília (DF) – Durante toda a gestação, o sonho da mãe é que seu filho nasça saudável e possa voltar em seus braços para casa em poucos dias. Mas nem sempre a realidade imita o sonho. É o caso do bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação, considerado prematuro ou pré-termo.

Por se tratar de um grave problema de saúde pública no Brasil, responsável pelos elevados índices de morbimortalidade neonatal, foi instituído o Dia Mundial do Prematuro, como forma de alertar para a situação, celebrado oficialmente na data de 17 de novembro. Para comemorar a data, durante o mês de novembro, vários hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promovem ações em todo o país.

Em São Luís (MA), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) realizou ação repleta de informações, depoimentos e homenagens para evidenciar o papel importante da equipe multiprofissional e das famílias que vivenciaram a internação do filho na UTI neonatal. Também será realizada uma caminhada na Litorânea no dia 19, às 9h, com a participação de profissionais e familiares das crianças egressas da UTI Neo.

A Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Mejc-UFRN) realizou uma ação em Natal em parceria com um shopping da cidade, objetivando a sensibilização à data. Um espaço dedicado a prematuridade, com a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, jogos e atividades educativas, exposição fotográficas com os bebês prematuros e encontro com as mães das crianças nascidas na Mejc. 

Em Fortaleza, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará (Meac-UFC) realizou, de 13 a 17 de novembro, a III Semana da Prematuridade da Meac. As atividades destacaram o cuidado com o cuidador, seja a mãe, a enfermeira ou o acompanhante, e foram planejadas para atender às necessidades de melhor orientação das mães e acompanhantes no desenvolvimento dos bebês prematuros, além de capacitações com intercâmbio de conhecimentos dos profissionais que trabalham na Meac.

O Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), em Curitiba, realizou a 1ª Caminhada da Prematuridade e 1º Encontro de Ex-Prematuros. A Semana da Prematuridade do CHC foi voltada aos pais e familiares dos pacientes e composta por palestras, filmes, rodas de conversa e oficinas. As atividades foram desenvolvidas por equipe multiprofissional com temas como a alimentação do recém-nascido prematuro, neurodesenvolvimento, estimulação motora, estratégias para desenvolvimento de vínculo, prevenção de acidentes domésticos, higiene de mãos, Método Canguru entre outros.

Em Santa Cruz, o Hospital Universitário Ana Bezerra da universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab-UFRN) inaugurou cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e cinco novos leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal. A nova ala ocupa uma área de 120 m2, no primeiro andar do Huab e tem investimento total de, aproximadamente, R$ 1,9 milhão, incluindo estrutura e equipamentos. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos intensivistas, neonatologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Saiba mais

No Brasil, o nascimento de bebês prematuros corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros (antes de 37 semanas) no mundo. O Brasil aparece na 10ª posição em números absolutos, com 279,3 mil partos de prematuros por ano, ou 9,2% dos partos. 

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações dos hospitais