Notícias Notícias

Voltar

Projeto arquitetônico do novo hospital universitário de Cajazeiras é concluído

Etapa finalizada

Projeto arquitetônico do novo hospital universitário de Cajazeiras é concluído

A unidade vai contar com 200 leitos e serviços de alta complexidade

Cajazeiras (PB) – A governança do Hospital Universitário Júlio Bandeira, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Rede Ebserh, recebeu, na última semana, a última revisão do anteprojeto para a construção do novo Hospital Universitário de Cajazeiras. Profissionais da Unops (Escritório de Projetos da ONU) fizeram uma explanação sobre a nova unidade, já com as alterações necessárias. Após a conclusão da obra, a unidade contará com 200 leitos e serviços de alta complexidade

O arquiteto da Ebserh, Pedro Henrique Santos, participou da reunião por meio de videoconferência e pode contribuir para os últimos ajustes. Já Vinícius Medeiros, profissional da empresa contratada, o próximo passo será a validação da entrega do projeto e o protocolo nos órgãos de controle e fiscalização, como os de licença ambiental, vigilância sanitária e Corpo de Bombeiros, que irão avaliar para uma posterior aprovação.

Para a superintendente do HUJB, Mônica Paulino, a participação da Ebserh e da Unops dá credibilidade ao projeto e permite o desenvolvimento de metodologias para que leva em conta questões como sustentabilidade e humanização do espaço hospitalar. Ainda estão em andamento os projetos complementares da obra, como o hidráulico e o elétrico, que serão incorporados ao arquitetônico para que possa ser iniciada a construção do empreendimento, de acordo com a verba orçamentária. “O projeto está em ótimas mãos. Constatamos a excelente qualidade do trabalho que foi prestado. Agora o objetivo é traçar estratégias para as próximas etapas”, avaliou a superintendente Mônica Paulino.

Para o reitor da UFCG, Vicemário Simões, saúde é o clamor da população da região há tempos. “Uma grande conquista foi a criação do curso de Medicina e os outros cursos da área que foram instalados no campus em Cajazeiras. Agora estamos vislumbrando uma aspiração não apenas da instituição, mas de toda a comunidade, que é a construção do novo HU”, declarou o reitor.  

Participaram ainda da reunião o diretor do campus da UFCG em Cajazeiras, Antônio Fernandes, e professores da instituição.

Atuação da Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUJB-UFCG