Notícias Notícias

Voltar

Tratamento de crianças cardiopatas é tema de evento nos hospitais da Rede Ebserh no RN

Conscientização

Tratamento de crianças cardiopatas é tema de evento nos hospitais da Rede Ebserh no RN

O objetivo é atualizar os profissionais da saúde envolvidos no cuidado dessas crianças

Natal (RN) – Para alertar sobre a necessidade de diagnóstico precoce, bem como sensibilizar e fornecer embasamento teórico aos profissionais que prestam assistência direta e indireta ao recém-nascido cardiopata, a Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc) e o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ambos  vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, realizam o I Simpósio Interdisciplinar de Cardiopatias Congênitas.

O evento será realizado em parceria com a Associação Amigos do Coração da Criança (Amico) e com o Instituto do Coração de Natal (Incor)  de 12 a 14 de junho, no auditório Professor Leide Morais da Mejc e no auditório da Faculdade de Farmácia no Huol, com programação voltada para o tratamento, a integralidade assistencial e a atuação multiprofissional na assistência e no cuidado à criança cardiopata.

Segundo a especialista em cardiologia pediátrica da Mejc, Melina Lima, a cardiopatia congênita, assim como outras patologias que acometem crianças, quando diagnosticada precocemente permite um melhor prognóstico. “Quanto mais cedo diagnosticada, podemos estabelecer uma linha de cuidado desde a gravidez, propiciando o entendimento dos pais sobre a doença do coração do bebê, as possibilidades de tratamento, o apoio psicológico e o acolhimento”, afirma a médica.

A Mejc é serviço de referência em gestações de alto risco no Rio Grande do Norte e dá suporte a gestantes com diagnóstico fetal de cardiopatia congênita e principalmente aos recém-nascidos em pré e pós-operatório na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. “O bebê nasce num local que pode fornecer tratamento adequado para a sobrevida até a cirurgia cardíaca. Esse fator é positivo, pois possibilita intervenção mais rápida e o vínculo com a equipe”, explica a especialista.

Confira a programação completa do evento.

Saiba mais

No dia 12 de junho é celebrado o Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita – má formação cardíaca que está presente durante o desenvolvimento do feto. Sua causa inclui vários fatores que vão desde os ambientais, genéticos, uso de medicamentos e drogas, doença materna como diabetes, lúpus e infecções como rubéola e sífilis que possam agir no momento de formação do coração fetal e ocorre nas primeiras oito semanas de gravidez. Apesar desses fatores conhecidos, 90% das cardiopatias acontecem em gestações consideradas de baixo risco.

As cardiopatias congênitas são responsáveis por cerca de 40% das malformações neonatais. Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no Brasil, o registro de óbitos relacionados à cardiopatia congênita é de 107 para cada 100 mil nascidos vivos, representando cerca de 8% da morte infantil. Destes, aproximadamente 30% dos óbitos ocorrem no período neonatal precoce (0 a 6 dias de vida).

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da Mejc-UFRN