Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Santa Catarina realiza mutirão de exames de colonoscopia

Setembro Verde

Hospital Universitário de Santa Catarina realiza mutirão de exames de colonoscopia

Procedimento permite que sejam diagnosticadas e retiradas lesões que podem evoluir para o câncer cólon

Florianópolis (SC) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Rede Ebserh, realizará um mutirão de exames de colonoscopia no dia 29 deste mês, marcando a participação de seus profissionais no Setembro Verde, campanha de prevenção do câncer de cólon.

De acordo com a gastroenterologista Cintia Zimmermann de Meireles, uma das organizadoras do mutirão, os 50 pacientes que serão atendidos neste dia foram selecionados a partir da lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles devem comparecer ao Centro Endoscópico do HU no horário marcado do dia 29 de setembro, sábado. O serviço será realizado das 8 às 18 horas. Os demais interessados em realizar esse exame devem procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região para o encaminhamento ao HU.

O mutirão tem a participação de profissionais de clínicas de Santa Catarina e do Hospital Universitário, que disponibiliza a maioria do material para a realização dos exames. A colonoscopia permite que sejam diagnosticadas e retiradas lesões que podem evoluir para o câncer, como os pólipos.

A profissional do HU explicou ainda que a colonoscopia é o principal meio para identificar a existência de câncer do intestino, além de lesões com potencial de malignização, o que permite o diagnóstico precoce da doença e o tratamento adequado. “No ano passado, conseguimos identificar dois pacientes com câncer no mutirão”, relatou a médica, acrescentando que a doença pode ser evitada em 90% dos casos, com o exame feito a tempo.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que 36.360 novos casos de câncer colorretal sejam identificados no Brasil nos anos de 2018 e 2019, sendo 17.380 casos em homens e 18.980 em mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 16,83 novos casos a cada 100 mil homens e 17,9 para cada 100 mil mulheres.

Em geral, o risco de uma pessoa desenvolver câncer colorretal é de cerca de 1 em 22 (4,49%) para homens e 1 em 24 para mulheres (4,15%). No entanto, uma série de fatores pode afetar o risco de uma pessoa desenvolver a doença.

O mês da campanha de prevenção ao câncer de intestino é uma iniciativa da Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP/Abrapreci/SBCP), do Capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED/SC) e da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia (SCG). Mais informações em http://campanhasetembroverde.com.br/.

 

Sobre a Ebserh

Desde março de 2016, o HU-UFSC é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

​A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSC