Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Salvador inicia atendimento clínico a pessoas trans

Igualdade

Hospital Universitário de Salvador inicia atendimento clínico a pessoas trans

Objetivo é atender as pessoas que sofrem com a incompatibilidade de gênero

Salvador (BA) – O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Rede Ebserh, iniciou, na última sexta-feira, 5, o atendimento de seu Ambulatório Transexualizador. O espaço é voltado para o atendimento clínico a mulheres, homens e travestis da Bahia, realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos endocrinologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psiquiatras e psicólogos. 

O objetivo é atender as pessoas que sofrem com a incompatibilidade de gênero, quando não há reconhecimento do próprio corpo em relação à identidade de gênero (masculino ou feminino). O agendamento pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 13 às 19h, no prédio do Ambulatório Magalhães Neto. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

A princípio, o Ambulatório Transexualizador do Hupes vai funcionar somente na dimensão ambulatorial, na qual o paciente recebe atendimentos básicos de saúde e acompanhamento. Há a previsão para fornecimento da terapia hormonal a partir do próximo ano. Para realizar as cirurgias previstas pelo Ministério da Saúde – inclusive a de redesignação sexual –, a instituição aguarda autorização da própria pasta federal.

A responsável pela implantação do ambulatório, a médica Luciana Oliveira, destaca que essa é uma conquista importante para a UFBA. “Temos o objetivo de prestar assistência endocrinológica a esta população, integrar ao ensino mais uma prática na área e fornecer dados científicos para melhor atenção à saúde da população transgênero”, explicou

A implementação do Processo Transexualizador no SUS, que regulamenta os procedimentos para a readequação sexual, se insere no contexto da Política Nacional de Saúde Integral LGBT e o desafio subsequente é a garantia do acesso a todas as pessoas que necessitam desta forma de cuidado. O custeio desse acompanhamento no Hupes será feito pelo Ministério da Saúde por transferência mensal dos recursos financeiros necessários, em conformidade com a produção de serviços por meio do Fundo Nacional de Saúde.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Hupes-UFBA é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hupes-UFBA