Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário do Maranhão realiza sete transplantes de órgãos em 72 horas

Conquista

Hospital Universitário do Maranhão realiza sete transplantes de órgãos em 72 horas

Primeiro transplante de fígado com êxito no estado do Maranhão está entre os procedimentos

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Rede Ebserh, realizou com sucesso, em um prazo de 72 horas, sete cirurgias para transplante de órgãos. Ao todo, foram feitos um transplante de fígado, três de rim, dois de córneas e um de tecido ósseo. Destes, cinco do mesmo doador e um transplante intervivos. Entre os receptores, pacientes que aguardavam há anos na fila de espera por um doador.

Para dar conta desse desafio, as cirurgias contaram com uma grande equipe. Os transplantes foram realizados nos dias 28, 29 e 30 de novembro, sob atenção e cuidados de cirurgiões do aparelho digestivo, oftalmologistas, urologistas, ortopedistas, residentes, anestesiologistas, instrumentadores, circulantes e enfermeiras.

O oftalmologista do HU-UFMA, Ezon Ferraz, descreve, otimista, sua expectativa para o futuro. “Esse é um número bem significativo e, deixa nosso serviço bastante contente. Esperamos que nas semanas subsequentes a gente consiga bater esse número, sempre pensando em prol do paciente e na qualidade do serviço, para que possamos diminuir a fila de espera”, destaca.

Ineditismo

Entre os procedimentos, ressalta-se que o Programa de Transplante de Fígado do HU-UFMA realizou seu primeiro transplante hepático com sucesso no estado do Maranhão. A equipe foi composta por seis cirurgiões, dois hepatologistas, dois anestesiologistas e equipe multiprofissionais da UTI. Um doador de 28 anos, diagnosticado com morte encefálica vítima de traumatismo craniano, pôde doar órgãos e tecidos graças a autorização familiar e seguindo protocolos internacionais.

O cirurgião do transplante hepático, Romerito Neiva, conta como se deu o processo de recebimento de órgãos e tecidos. “O receptor foi incluso no Cadastro do Sistema Nacional de Transplantes há aproximadamente dois meses por apresentar um tumor hepático. Enquanto aguardava na fila de espera, foi submetido a uma terapia chamada quimioembolização, procedimento endovascular que permite a aplicação de quimioterapia no tumor, para que este não cresça de tamanho e saia dos critérios de transplante”, frisa.

O transplante de fígado durou aproximadamente sete horas e contou com a experiência do doutor Eduardo Fernandes, cirurgião do Rio de Janeiro com grande expertise na área. A cirurgia se deu sem intercorrências e o receptor encontra-se na UTI, onde se recupera bem até o momento.  

Atualmente, o HU-UFMA está credenciado a realizar cinco tipos de transplantes: coração, fígado, tecido ósseo, rim e córnea. De janeiro a agosto de 2018, foram realizados 220 transplantes (196 transplantes de córnea, 21 de rim e 3 de tecido ósseo). A superintendente do HU-FMA, Joyce Lages, diz acreditar que o sucesso dos transplantes mostra que o hospital aprimora cada vez mais os seus serviços de alta complexidade. “O crescimento no número de transplantes reforça a política de qualidade do HU e o seu compromisso em desenvolver com excelência a prestação de serviços à população na área da saúde”.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFMA