Notícias Notícias

Voltar

Colação de Grau reúne residentes do Complexo Hospitalar do Ceará

Formação

Colação de Grau reúne residentes do Complexo Hospitalar do Ceará

Residência ocorreu no Hospital Walter Cantídio e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand

Fortaleza (CE) – Um dia marcado por comemoração. Assim foi a última quinta-feira, 22, quando 55 formandos dos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Saúde do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC). O auditório de 200 lugares ficou lotado com a presença dos residentes, familiares, preceptores e gestores do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, unidades vinculadas à Rede Ebserh.

Andréa Nogueira, coordenadora-geral da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde, ressaltou que os programas de residência são oriundos de um esforço conjunto, realizado com excelência pelos preceptores, tutores e coordenadores. “Desejamos que as vidas profissionais de nossos alunos sejam pautadas na ética, e que, como cidadãos, ajudem a construir um Brasil mais justo e socialmente igualitário”, afirmou.

O concludente Iwyson Costa, farmacêutico do Programa de Assistência em Transplante, salientou a relação profissional-paciente. “Esses pacientes são o maior motivo da nossa entrega e da nossa vocação”, disse.

Muitos se emocionaram ao constatar que haviam alcançado todos os objetivos listados. “Foi um trabalho árduo e de muita responsabilidade, mas a recompensa é a satisfação do paciente. Temos uma formação tanto técnica quanto humana. Foi um período muito intenso. Agora vou descansar e colocar os projetos em ordem antes de começar novamente”, disse Fabrício Ramos, da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Também estiveram presentes o gerente de Atenção à Saúde da Meac, Carlos Augusto Júnior, o chefe do Setor de Ensino do HUWC, Marcelo Holanda, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HUWC, Maria Vitoriano, a chefe do Setor de Ensino da Meac, Raquel Peixoto, e a presidente da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, Eugeniee Néri.

Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUWC e a Meac são vinculadas à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A estatal, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUWC-UFC