Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas da UFMG oferece residência em Transplante de Medula Óssea

Pós-graduação

Hospital das Clínicas da UFMG oferece residência em Transplante de Medula Óssea

Com carga horária de 60 horas semanais, é a única residência do tipo em Minas Gerais

Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e referência em transplante de medula óssea, voltou a oferecer o Programa de Residência em Transplante de Medula Óssea, credenciado pelo Ministério da Educação, para médicos interessados em atuar na área. Com carga horária de 60 horas semanais, é a única residência do tipo em Minas Gerais, e o pré-requisito é ter residência médica em Hematologia.

Com duração de um ano, o programa, que estava parado desde 2011, foi reformulado para oferecer uma formação mais completa e abrangente. Durante o curso, serão abordados aspectos gerais do transplante de medula óssea, tanto em relação ao alogênico (quando são utilizadas células de um doador) quanto ao autólogo (são utilizadas as células do próprio paciente). Haverá ainda reuniões do serviço e discussão de casos diários, interpretação de exames de compatibilidade e processamento celular.

“O objetivo é estimular e desenvolver no residente a capacidade de dominar todos os processos relativos ao transplante, desde o pré-transplante ao pós-transplante, para que ele saia do HC com conhecimento suficiente para exercer a função de transplantador em qualquer lugar do mundo”, afirmou o chefe do serviço de Transplante de Medula Óssea, o médico Antonio Macedo.

Segundo ele, faltam profissionais capacitados no mercado. “O HC tem transplantado casos cada vez mais complexos e são poucos os médicos formados com experiência nessa área. Ao retomar essa residência, o hospital volta a estimular essa formação específica. A gente espera que o residente contribua com o crescimento do serviço e estimulem outros profissionais a entrarem nessa área”, completou. A previsão é que o próximo edital seja lançado no segundo semestre de 2018.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFMG é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFMG