Notícias Notícias

Voltar

Projeto vinculado à brinquedoteca do Hupaa conquista duas bolsas para estudantes

Extensão

Projeto vinculado à brinquedoteca do Hupaa conquista duas bolsas para estudantes

Proposta pauta-se no uso de tecnologia denominada leve, utilizada para promoção do processo de humanização

Maceió (AL) – Um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizado no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), vinculado à Rede Ebserh, foi o primeiro colocado no Edital do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext 2018).  O tema do projeto foi “Teca – Território Encantado de Crianças e Adolescentes: Tecnologias Leves e o Cuidado Multiprofissional em Saúde em uma Brinquedoteca Hospitalar”. Desenvolvido para promover a continuidade da execução do projeto “Ludoterapia como Intervenção Multidisciplinar na Abordagem a Crianças, Adolescentes e Famílias Atendidos pela Unidade de Atenção à Criança e Adolescente”, a extensão atua na brinquedoteca da clínica pediátrica do Hupaa.

O projeto pauta-se no uso de tecnologia denominada leve, utilizada para promoção do processo de humanização, considerando-se o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e social de crianças e adolescentes atendidos. “Partimos da abordagem de um grupo multidisciplinar composto por profissionais do Hupaa e acadêmicos da enfermagem, psicologia, terapia ocupacional e odontologia que atuam na prevenção, promoção e cuidado em saúde, numa visão integrada e biopsicossocial”, disse Ingrid Lúcio, coordenadora-geral do projeto.

Em seu segundo ano, a quantidade de alunos foi ampliada, contemplando três acadêmicos com a bolsa a partir do resultado recebido. “Isso faz toda diferença. Pois a bolsa incentiva a permanência acadêmica no projeto de extensão”, afirmou Sarah Lins de Barros, preceptora e uma das coordenadoras do projeto.

 “É conciliar formação acadêmica e atuação humanizada no SUS. Entendemos que a extensão é um salto qualitativo para que, desde a formação, exista diálogo e integração entre as várias áreas de saber acadêmico. E que também seja considerado o saber popular com o qual estes estudantes entram em contato na prática” – coloca Vanessa Ferry, também preceptora e coordenadora da extensão.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2014, o Hupaa-Ufal faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hupaa-Ufal