Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa do HU-UFJF comprova a importância da Odontologia Hospitalar

Assistência multidisciplinar

Pesquisa do HU-UFJF comprova a importância da Odontologia Hospitalar

Consultas e orientações são realizadas nas próprias unidades de terapia convencional

Juiz de Fora (MG) – Um estudo realizado por integrantes da equipe de Nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Rede Ebserh, destacou a importância dos serviços de Odontologia Hospitalar. Dos 77 pacientes avaliados, 73 possuíam uma ou mais demandas de atendimento, sendo que 33,8% dos enfermos observados apresentaram condições de higiene oral ruim. A dificuldade de acesso ao tratamento odontológico foi uma das principais queixas apontadas pelos usuários. Nesse sentido, 89,6% demonstraram interesse de receber o devido tratamento odontológico no HU.

A pesquisa “A importância da assistência odontológica aos pacientes do Centro de Hemodiálise do HU-UFJF” foi desenvolvida pela médica e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFJF, Natália Maria Fernandes, além dos cirurgiões dentistas do HU Sérgio Barbosa e Rafaela Titoneli. Os resultados foram apresentados no XXIX Congresso Brasileiro de Nefrologia, no Rio de Janeiro.

Rafaela Titoneli explica que, desde janeiro de 2018, o HU-UFJF oferece assistência multidisciplinar a usuários acolhidos por diferentes setores. Entre os procedimentos oferecidos gratuitamente está o atendimento odontológico, realizado no próprio leito das unidades de terapia convencional. Os pacientes que passam por hemodiálise [filtragem do sangue] e diálise peritoneal [realizada através do peritônio, no abdômen], por exemplo, recebem o atendimento nos três turnos: manhã, tarde e noite.

“Todos passam por uma avaliação odontológica, para verificarmos o histórico de saúde bucal, condições de higiene da cavidade oral, presença de doenças bucais e a terapêutica recomendada. Os pacientes são avaliados no leito, durante a terapia dialítica, pois otimiza o período de permanência destes enfermos na unidade”, esclarece a cirurgiã dentista do setor de Nefrologia.

Rafaela ainda enfatiza a importância da assistência, principalmente em relação aos pacientes com doença renal crônica. “Eles podem apresentar manifestações bucais conduzindo a perda de função, estética e conforto. Ademais, patologias bucais podem levar a complicações sistêmicas. Portanto, é fundamental um olhar diferenciado no atendimento odontológico. A cavidade oral é uma possível fonte de infecção que, se tratada, pode levar a um impacto positivo na saúde sistêmica desses pacientes”, explica. Ela também destaca que a avaliação dentária é um dos principais exames do pré-transplante renal.

Da mesma forma, a assistência odontológica dada ao paciente que será submetido ao transplante de medula óssea também é essencial, já que previne problemas que podem gerar complicações durante o tratamento. “O paciente que será submetido ao transplante e que possui focos de infecção bucais pode evoluir com infecção grave durante o período de neutropenia [diminuição dos glóbulos brancos]. Portanto, é preciso manter uma higiene bucal adequada, utilizando técnicas corretas de escovação e o uso diário do fio dental”, enfatiza Aline Brasil, cirurgiã dentista da Unidade de Onco-hematologia, no serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO).

Serviço relevante

Sobre a relevância da inserção da Odontologia Hospitalar no HU-UFJF, a profissional ressalta que permitir uma assistência mais completa ao paciente internado influencia positivamente em sua saúde geral. “A presença do cirurgião-dentista também pode impactar de forma direta na diminuição de custos e na redução da média de permanência do paciente no hospital”, complementa.

Nesse sentido, a Odontologia oferece aos pacientes do HU avaliação pré-transplante, acompanhamento diário na enfermaria, orientações acerca dos cuidados bucais e laserterapia para prevenção e tratamento da mucosite oral [inflamação na parte interna da boca e da garganta]. Após alta hospitalar, os pacientes seguem em acompanhamento ambulatorial, com o objetivo de prevenir doenças e tratar possíveis complicações bucais.

Os casos cirúrgicos são referenciados para o setor de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, no próprio hospital. Procedimentos restauradores, periodontais e reabilitação protética são encaminhados à Faculdade de Odontologia da UFJF ou para o serviço odontológico da Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes internados nas enfermarias de Medicina de Mulheres e Medicina de Homens do HU-UFJF, na Unidade Santa Catarina, também dispõem do acolhimento do serviço de Odontologia Hospitalar.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2014, o HU-UFJF faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFJF