Notícias Notícias

Voltar

Inaugurado novo espaço para a Nutrição e Dietética da Maternidade Januário Cicco

Reforma e ampliação

Inaugurado novo espaço para a Nutrição e Dietética da Maternidade Januário Cicco

Foram utilizados recursos do Programa Rehuf, gerido pela Ebserh

Natal (RN) – Visando atender às necessidades de infraestrutura, organização funcional dos processos produtivos e de segurança do trabalho, bem como atendimento às legislações sanitárias vigentes, foi inaugurada nesta segunda-feira, 14, o novo espaço para o Serviço de Nutrição e Dietética da Maternidade Escola Januário Cicco, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh. 

O espaço foi reformado e ampliado, com a instalação de câmaras frias, que possibilitam o aumento da eficiência em termos de qualidade e logística no armazenamento de gêneros alimentícios. Foram utilizados R$ 1,07 milhão, recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) – gerido pela Ebserh – provenientes do Ministério da Educação (MEC). 

Presente na inauguração, o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, reafirmou o compromisso em melhorar a gestão dos hospitais universitários federais. “Investimentos em infraestrutura e pessoal, e a melhoria dos processos de gestão refletem nossa preocupação em oferecer os melhores serviços de saúde à população, e nosso empenho e proporcionar as melhores condições para as boas prática de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde”, salientou Morais. 

A reitora da UFRN, Ângela Cruz, agradeceu o empenho de todos para a consolidação de mais um projeto. “Esta realização é fruto do esforço e estratégia dos que fazem a universidade e a maternidade”. Já o superintendente da Mejc, Luiz Murillo Lopes, destacou a persistência da equipe para concretizar a reforma.

Participaram ainda da cerimônia a superintendente do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), Maria Claudia Costa, o superintendente do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), Stenio Silveira, e o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Ênio Miranda.

Saiba mais

A reforma da Nutrição e Dietética, com ampliação de área para instalação de despensas e câmaras frias, proporciona a realização das atividades do setor de forma integrada entre as etapas que compõem o processo produtivo e, ainda, incrementa aspectos de conforto e segurança aos usuários e aos profissionais do setor.

De acordo com a chefe do setor, Francinete Araújo, a nova sala cumpre com todas as exigências sanitárias. “O ambiente é distribuído em cozinha geral, cozinha dietética e salas de lanche, do nutricionista de produção, do corte de carne, da lavagem de verduras e panelas, além de despensa e câmara fria. O primeiro andar ainda possui salas de nutrição clínica e da chefia”, Francinete.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao MEC, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Rehuf, programa que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da Mejc-UFRN