Notícias Notícias

Voltar

HC-UFTM realiza ações de conscientização e prevenção de hepatites virais

Julho Amarelo

HC-UFTM realiza ações de conscientização e prevenção de hepatites virais

Mês de julho é dedicado à conscientização, prevenção e tratamento desse tipo de doença

Uberaba (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh, realizou 166 testes rápidos para diagnóstico da Hepatite C de forma descentralizada. A ação, realizada por profissionais Ambulatório de Hepatites juntamente com o Programa de Educação Tutorial (PET) de Enfermagem, ocorreu no dia 8 de julho, no Bairro Abadia.

As ações fazem parte da campanha Julho Amarelo, realizada em todo o território nacional com o objetivo de orientar a população quanto a prevenção, sintomas e tratamento das hepatites virais, além da realização de testes e encaminhamento dos casos diagnosticados para tratamento.

Em 2018, o Ministério da Saúde lança o plano para que até 2030 a Hepatite C seja erradicada do país, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Atualmente até 97% dos casos diagnosticados são curados com a utilização dos medicamentos fornecidos gratuitamente pela União, por meio das Secretarias Estaduais de Saúde.

Há 22 anos o Ambulatório de Hepatites do HC-UFTM realiza acompanhamento dos portadores da doença mesmo após a cura. São avaliadas as possíveis complicações que o vírus pode trazer, tanto para o fígado, como para os demais órgãos. Na ação descentralizada, apenas um teste deu positivo e o paciente foi encaminhado ao HC para tratamento.

Está sendo articulado também um projeto na Penitenciária de Uberaba, com realização de 1.800 testes, tanto nos internos quanto nos trabalhadores. 

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.

Com informações do HC-UFTM