Notícias Notícias

Voltar

Inscrições abertas para curso sobre Regulação Assistencial no Hospital de Santa Maria

Oferta de serviços de saúde

Inscrições abertas para curso sobre Regulação Assistencial no Hospital de Santa Maria

Voltado para profissionais do HUSM e mais 45 cidades, curso abordará a Gestão do Processo Ambulatorial

Santa Maria (RS) – Para responder dúvidas dos profissionais que trabalham na marcação de consulta, junto às secretarias de saúde dos municípios de abrangência do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), o Setor de Regulação oferecerá uma capacitação inédita. O curso “Diretrizes de Regulação Assistencial – Módulo I, sobre Gestão do Processo Ambulatorial”, será ofertado, de 1º a 30 de setembro, de forma online, e já está com as inscrições abertas. Curso é voltado para os profissionais de saúde do HUSM, de Santa Maria e de cerca de 45 municípios que compõem a região de abrangência do hospital.

Com carga horária de 10h, o objetivo do curso é mostrar como o paciente pode ter acesso aos serviços ofertados e esclarecer como agendar uma primeira consulta no HUSM, qual a diferença entre interconsulta e consulta de retorno, onde marcar cada uma delas, o que fazer quando o paciente não consegue comparecer a consulta agendada, como o paciente será assistido se o profissional de saúde faltar ao atendimento, se o hospital pode divulgar resultado de exames por telefone, dentre outros assuntos.

As diretrizes são resultado de um trabalho de três anos, que iniciou em 2014 e foi concluído ano passado, sob orientação do Projeto da Gestão da Oferta, com os hospitais da Catalunha. Como produto deste projeto original surgiram as Diretrizes de Regulação Assistencial que foram publicadas a nível nacional com a chancela do Ministério da Saúde. Por necessidades locais de serviço, foram realizadas adaptações e construídas novas diretrizes

“A maneira mais lógica e abrangente que a gente achou de divulgar essas informações foi por meio desse curso. O pilar básico desse curso é a equidade de acesso. Ou seja, todos terem a mesma oportunidade de acessar os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde”, afirma Itamar Riesgo, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e Líder do Núcleo Operativo do Projeto Desenvolvimento e Implantação de Ferramentas de Gestão da Oferta.

O objetivo do curso é difundir os princípios da regulação para o público interno e externo. A intenção é que a informação chegue a todos os profissionais envolvidos com os processos, inclusive os responsáveis pelas marcações das consultas. “Os participantes terão autonomia para decidir quando e onde irão fazer o curso, participando, no final, de uma avaliação”, disse Riesgo.

As diretrizes serão revisadas uma vez por ano. Além do módulo Ambulatório estão previstos os módulos Internação, Lista de Espera Cirúrgica, Documentação Clínica, além de Faturamento e de Exames, que estão em fase de elaboração.

Fique por dentro do vocabulário hospitalar

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUSM-UFSM