Notícias Notícias

Voltar

Iniciativa do HU-UFSCar representará a diminuição de 20% no consumo de energia

Economia

Iniciativa do HU-UFSCar representará a diminuição de 20% no consumo de energia

Projeto foi contemplado no Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista

São Carlos (SP) – Pela segunda vez, um projeto elaborado pela equipe do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) é contemplado no Programa de Eficiência Energética (PEE) da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista). O atual projeto participou de chamada pública que disponibiliza recursos financeiros do PEE 2018, sob gestão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a implementação de ações de eficiência energética no consumo de energia elétrica.

A proposta do hospital prevê três ações principais. Na iluminação externa, o projeto propõe a substituição de 56 lâmpadas a vapor de sódio por luminárias com tecnologia LED. Na geração de energia solar, o projeto prevê a instalação de usina fotovoltaica no HU; e no que se refere ao aquecimento solar de água, a proposta é a instalação de 20 coletores solares com capacidade de 2 mil litros para aquecimento de água para banho.

No total, a CPFL Paulista investirá cerca de R$ 386 mil para implementar o projeto. Neste momento, está sendo analisado o termo de cooperação técnica para iniciar as ações que serão finalizadas em 12 meses.​ “As ações de eficiência energética propostas representam 20% de economia no consumo anual de energia elétrica”, destaca Leandro Azeka, engenheiro eletricista do HU que integrou o grupo que elaborou o projeto aprovado.

O projeto será executado com auxílio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar para gestão financeira, administrativa e operacional da proposta.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSCar