Notícias Notícias

Voltar

Hupes comemora o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Reabilitação

Hupes comemora o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Música, canto e dança fizeram parte das atividades para os pacientes com a doença

Salvador (BA) – Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização Doença de Parkinson, comemorado em 11 de abril, o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Rede Ebserh, promoveu na última terça, 10, uma série de atividades para os usuários acompanhados pela Unidade de Reabilitação. Música, canto e dança fizeram parte da reabilitação dos pacientes com Parkinson.

O Hupes é um centro especializado nessa modalidade de reabilitação. Para ser atendido é preciso ser referenciado por uma unidade de saúde para o Serviço de Neurologia Clínica que fará a prescrição adequada. Atualmente, são atendidos em média entre 25 e 30 pacientes, como é o caso do aposentado André Pinto, que descobriu a doença há três anos, quando teve que parar de dirigir. Ele avaliou positivamente a ação. “Se não fossem essas atividades não poderia fazer mais fazer nada. Aqui eu desenvolvo um trabalho maravilhoso”, afirmou o ex-motorista.

Segundo o chefe da Unidade de Reabilitação, Nildo Rbeiro, a reabilitação acontece diariamente, de forma individual ou em grupos. “Nos atendimentos em grupo buscamos a conscientização não só dos pacientes, mas também da família e da sociedade. Esses atendimentos são formados baseados na funcionalidade de cada pessoa, com atividades lúdicas voltadas para a reabilitação. Também organizamos rodas de conversa em que eles explanam suas dificuldades, superação e tiram dúvidas”, afirmou o fisioterapeuta.

Saiba mais

A Doença de Parkinson é caracterizada basicamente por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos. Há também outros sintomas não motores, como a diminuição do olfato, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal e depressão.

Além dos medicamentos específicos, a reabilitação é uma grande aliada para pacientes com incapacidade funcional causada pelos sintomas parkinsonianos. Fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional são algumas das especialidades mais indicadas.

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, em 1998, e tem como objetivo esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham uma melhor qualidade de vida. O quadro foi identificado pela primeira vez, em 1817, por James Parkinson, que descreveu os principais sintomas da doença publicados no Ensaio sobre a Paralisia Agitante.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Hupes-UFBA é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hupes-UFBA