Notícias Notícias

Voltar

Mejc terá sistema informatizado para testes da orelhinha e da linguinha

Controle de dados

Mejc terá sistema informatizado para testes da orelhinha e da linguinha

Software trará ganhos essenciais ao serviço, com celeridade no atendimento e análise de indicadores

Natal (RN) – A partir deste mês, o serviço de triagem neonatal realizado pela Fonoaudiologia da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, fará uso de um sistema informatizado, em fase de teste, desenvolvido pela Escola de Programação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN.

O sistema cujo o nome é HERA - fazendo alusão à deusa grega da maternidade – é um dos primeiros projetos incubados pela Escola de Programação do Lais que ganham forma. Ele nasceu de uma problemática identificada por meio de estudo e pesquisa desenvolvidos pela aluna do Mestrado de Gestão e Inovação em Saúde e também fonoaudióloga da Mejc, Luiza Aline Monteiro. “Sentia falta de uma sistematização de controle das informações, que eram levantadas nos atendimentos realizados no serviço de triagem da maternidade e que norteassem melhor as decisões e o atendimento das demandas”, relata a autora do projeto de pesquisa.

Ela explica que já haviam sido implantadas mudanças no fluxo de atendimento e nas ferramentas utilizadas na coleta de informações dos pacientes. Agora, por meio da parceria firmada entre a Mejc e o Lais, será possível otimizar os processos. “Inovar passa, essencialmente, por uma transformação, uma mudança. Em se tratando de uma instituição, a inovação deve gerar impactos positivos no desempenho organizacional. E o software permitirá ganhos com celeridade, análises de indicadores de forma mais precisa, assertividade no planejamento anual do serviço, além dos benefícios para o ensino, pesquisa e extensão”, completa.

Os Testes da Orelhinha e da Linguinha são regulamentados por Leis Federais e auxiliam, respectivamente, na detecção precoce de perdas auditivas e no grau de limitação dos movimentos da língua (“língua presa”). Ambos os testes auxiliam para uma melhor qualidade de vida e são essenciais para todo recém-nascido. Por mês, são realizados em média 300 testes na Mejc.​

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da Mejc-UFRN