Notícias Notícias

Voltar

Alunos do curso técnico em saúde bucal promovem ação com pacientes do HUJB

Campo de estágio

Alunos do curso técnico em saúde bucal promovem ação com pacientes do HUJB

Atividade aconteceu por meio de parceria entre o hospital e a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras

Cajazeiras (PB) – A manhã da última terça-feira, 12, foi educativa e animada para os pacientes do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Rede Ebserh. Alunos do curso técnico em saúde bucal da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), ligada à UFCG, realizaram uma ação de promoção à saúde para os internos e também para os pacientes do pronto atendimento. A iniciativa contou com enquetes teatrais e interatividade com os usuários.

O garoto Cauã Batista, de 8 anos, estava internado há três dias na unidade e foi um dos que se envolveram nas atividades lúdicas promovidas pelo grupo de estudantes. A mãe, Elizete Batista, revelou que o pequeno conhece as regras de uma boa higienização, no entanto, nem sempre as segue. “Ele já escova sozinho, mas tem muita preguiça. Essa ação estimula muito as crianças, para que saibam o que é correto na hora de cuidar dos dentes”, contou a dona de casa, moradora do município de Cachoeira dos Índios, distante 20 quilômetros de Cajazeiras.

As atividades se tornaram possíveis graças à convocação de um profissional em saúde bucal, que realiza o acompanhamento dos pacientes do hospital. “Com a chegada do técnico, além de oferecer atendimento aos nossos usuários, podemos viabilizar esses estágios com os alunos da UFCG, de grande importância para o currículo desses profissionais”, enfatizou a técnica em saúde bucal do HUJB, Rosilene Alcântara.

A estudante Fernanda Fernandes está no terceiro período do curso na ETSC e disse que a disciplina de estágio supervisionado, etapa em que está atualmente, possibilita que os alunos conheçam a realidade da profissão. “Antes, não tínhamos campo de estágio. Agora, com o HUJB, temos a grande oportunidade de colocar em prática e conhecer de perto as atribuições do técnico em saúde bucal”, disse.

De acordo com a superintendente do HUJB, Mônica Paulino, a convocação dos candidatos aprovados no concurso da Ebserh, o que acontecerá até meados de 2019, “vai garantir que estudantes da UFCG e outras instituições realizem seus estágios curriculares no HUJB, um ganho para a comunidade acadêmica, para o hospital e para toda a população”. Atualmente, a unidade hospitalar é referência em pediatria para cerca de 177 mil moradores de 15 municípios do sertão paraibano.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUJB-UFCG