Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário participa de mutirão de cirurgias pediátricas

Lauro Wanderley

Hospital Universitário participa de mutirão de cirurgias pediátricas

A ação é realizada anualmente para desafogar os hospitais pediátricos na Paraíba

João Pessoa (PB) – O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) participou, neste sábado (06), do XI Mutirão Nacional de Cirurgias Pediátricas. A ação é organizada pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, que escolhe uma data anual para desafogar os hospitais pediátricos.

Durante o mutirão, foram agendadas 50 cirurgias, que envolveu toda a equipe de enfermagem do bloco cirúrgico, seis anestesistas e seis cirurgiões. Durante cinco horas, foram utilizadas cinco salas para realização de cirurgias do tipo hérnia e fimose, procedimentos simples em que não há a necessidade de internação dos pacientes.

“Foi um avanço significativo na fila de espera de crianças que precisavam de uma resolutividade para seus problemas de saúde. Houve todo envolvimento da equipe para dar uma solução aos nossos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, Celebrou o superintendente Arnaldo Medeiros.

Com a ação o HU, a fila foi reduzida pela metade, e o tempo de espera de outras crianças baixou de 180 para 30 dias. Pais e mães ficaram surpresos com a chamada antecipada. “A gente já aguardava há bastante tempo e hoje saiu a cirurgia dele”, disse o pai e mecânico Robério Rodrigues.

Recepção

No HULW, unidade filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), houve uma recepção calorosa para os pequenos pacientes. A equipe da brinquedoteca do HU, em conjunto com os palhaços do grupo “Tiquinho de Alegria” (projeto de extensão formado por alunos da UFPB e do HU), com que as crianças esquecessem que estavam prestes a serem operadas. “Relaxou as crianças tanto quanto a nós [pais] também, pois acho que ficamos mais nervosos do que elas”, disse a mãe e dona de casa Josinete Ramos.

“Conseguimos reduzir nossa demanda do ambulatório, tirando aquela fila que, desde o ano passado, estava reprimida. Então, o mutirão foi um sucesso, com o envolvimento de toda equipe”, enfatizou a cirurgiã pediátrica e coordenadora do mutirão, Ana Cláudia Penazzi.

O mutirão acontece simultaneamente em nove estados do País: Bahia, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Vídeo:

Com informações do HULW