Notícias Notícias

Voltar

Maternidade Escola realiza pesquisa sobre possível relação entre infertilidade e estresse

Natal (RN)

Maternidade Escola realiza pesquisa sobre possível relação entre infertilidade e estresse

Estudo revelará se fatores psicológicos dificultam o tratamento de casais que buscam ter filhos

Entre maio e dezembro de 2017, será realizada uma pesquisa na Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Mejc-UFRN), visando investigar o efeito psicofisiológico do estresse em casais que se submetem ao tratamento de fertilização in vitro (FIV). A pesquisa é fruto da parceria entre o Centro de Reprodução Assistida (CRA) da Mejc – unidade hospitalar filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – e o Laboratório de Medidas Hormonais da UFRN. A coleta ocorrerá no próprio CRA, único do Norte e Nordeste a oferecer este serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O estudo será realizado pela biomédica Nathália Maia, mestranda da psicobiologia da UFRN. “Essa pesquisa é a primeira que busca correlacionar a interferência de uma ampla gama de variáveis psicológicas (disfunções sexuais, estratégias de enfrentamento, estilos de apego, suporte social, ansiedade e estresse) com o cortisol coletado por meio da saliva, no contexto da reprodução assistida”, disse a pesquisadora.

Nathália explica que a coleta de cortisol salivar será realizada ao despertar, nos casais que estarão aptos a começarem o tratamento de FIV. “Deverá acontecer necessariamente antes de iniciar a estimulação hormonal, visto que depois pode haver interferência e, dessa forma, os resultados serem mascarados”. A pesquisadora ainda ressalta que, ao longo da pesquisa, será investigado também o desejo desses casais de se tornarem pais, bem como o apoio que eles recebem da família e dos amigos, além da forma como cada um lida com a infertilidade.

Mychelle Garcia, especialista em reprodução assistida e coordenadora do Centro faz uma correlação do estresse e a rotina do tratamento, que pode vir a ser comprometido. “O estresse pode interferir negativamente, inclusive na parte técnica, porque existem horários para administrar as medicações, pois as pacientes precisam comparecer em dias específicos. Elas levam recomendações para casa e, inclusive, já tivemos situações em que o nível de ansiedade, frente a tantas informações, faz com que a paciente se atrapalhe”, comenta. 

Infertilidade

A infertilidade é definida como a incapacidade de alcançar a gravidez mantendo relações sexuais frequentes durante o período de um ano e sem o uso de métodos contraceptivos. A busca por tratamento especializado visa investigar, do ponto de vista médico, as causas da infertilidade masculina e feminina, realizando exames como espermograma e ultrassonografias para avaliar a reserva ovariana.

Estudos da Universidade de Copenhagen na Dinamarca revelam que de cada dez casais que encontram dificuldades para engravidar, apenas quatro não possuem problemas, ou seja, mais da metade apresenta algum grau de infertilidade. Nessa perspectiva, os fatores psicológicos podem interferir, haja vista a expectativa e ansiedade geradas quando a paciente tem de viver entre a possibilidade ou não de conseguir ter um filho.

Sobre a Ebserh

A Mejc é uma das três instituições do Rio Grande Norte filiadas à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Com informações da Mejc