Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário da Ufal realiza I Jornada Cultural

Humanização

Hospital Universitário da Ufal realiza I Jornada Cultural

Evento teve o objetivo de apresentar manifestações culturais e artísticas no âmbito hospitalar

Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (Hupaa-Ufal) acolheu a I Jornada Cultural, evento realizado pela Biblioteca Virtual (BV), vinculada à Unidade de Telessaúde (UT) da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), e Comitê Alagoano do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL).

A jornada teve o objetivo de apresentar diversas formas de manifestações culturais e artísticas no âmbito hospitalar para usuários, acompanhantes, servidores, acadêmicos e público geral, propiciando assim um momento de acolhimento e entretenimento para os beneficiados com as ações propostas.

A data escolhida, dia 18 de abril, foi em homenagem ao dia Nacional do Livro Infantil, dedicado ao escritor Monteiro Lobato, que tanto contribuiu para crescimento da Literatura Infantil Brasileira.

Atrações

A abertura ocorreu no hall do Hupaa, hospital filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Houve apresentação do Coral Carlos Gomes da Escola de Cegos Cyro Accioly, contação de histórias com Adriana Chaluppe, participação também do Mestre Dangel Odoro das Alagoas e recital de poesias com a Confraria Nós Poetas.

As atrações seguiram em cortejo para vários setores do hospital, passando pelo Ambulatório I e Nefrologia, com apresentações da Trupe Navegante, grupo de contadores de histórias Mirim do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Messias, sob a coordenação de Marize Sarmento. O ambulatório II, Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e Hospital Dia receberam a Cia. Literando, Cia. de Dança ADois e Confraria Nós Poetas.

Os pacientes que aguardavam por consultas no Ambulatório III foram surpreendidos pela Cia. Pisa na Fulô, grupo de teatro também do Cras de Messias, trazendo uma performance teatral interativa. Já o Setor Pediátrico recebeu a contadora de histórias Adriana Chaluppe e a escritora Fátima Maia.

Sobre a Ebserh

O Hupaa é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Imagens:

Com informações do Hupaa