Notícias Notícias

Voltar

UTI Pediátrica inicia atendimento à população em HU no Rio Grande do Sul

Nova estrutura

UTI Pediátrica inicia atendimento à população em HU no Rio Grande do Sul

Recursos do Rehuf cobriram mais da metade do valor das obras

Rio Grande (RS) – O mês de maio foi marcado pelo início das atividades da nova Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Pediátrica) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg). O setor recebeu, no último dia 2, sua primeira internação.

A construção da nova estrutura foi possível por meio de recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Já os recursos humanos foram viabilizados a partir da adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a consequente realização de concurso público. Com a ativação do serviço, o HU passa a contar com três UTIs: Neonatal, Pediátrica e Geral.

Em uma área de 221,70m², o local conta com 10 leitos equipados com monitores vitais e aparelhos de ventilação mecânica. A equipe multidisciplinar, em treinamento desde dezembro de 2016, é composta por médicos pediatras, enfermeiros qualificados para o tratamento intensivo, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros profissionais necessários para os procedimentos assistenciais e administrativos realizados na unidade.

A reitora Cleuza Dias lembrou o início da campanha pela instalação da UTI Pediátrica, liderada pelas Amigas do HU, e destacou os recursos do Rehuf, programa gerido pela Ebserh, e do Fundo Nacional de Saúde, aproximadamente R$ 2,4 milhões. No total, a UTI Pediátrica do HU-Furg teve um custo de R$ 4,3 milhões em estrutura e recebeu, ainda, recursos do grupo de voluntárias, Câmara de Vereadores de Rio Grande, Prefeitura Municipal e Ministério da Educação.

A superintendente Helena Vaghetti ressaltou o envolvimento da Governança, da comunidade hospitalar e local na concretização desse projeto. “Todos nos envolvemos, participamos e contribuímos para a realização deste que é um sonho para a região”, salientou a gestora.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao MEC, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Com informações do HU-Furg