Notícias Notícias

Voltar

Mutirão de cirurgias pediátricas atende pacientes em hospital do Paraná

Assistência

Mutirão de cirurgias pediátricas atende pacientes em hospital do Paraná

Foram realizadas 64% de procedimentos esperados para o mês em um único dia

Curitiba (PR) - No último sábado, 6, o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) uniu esforços para o XI Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança. A iniciativa é promovida desde 2006 pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe). No total, 32 meninos passaram por cirurgia de postectomia, quando é removido o prepúcio, pele que encobre a glande peniana.

Geralmente, são realizadas cerca de 50 cirurgias mensalmente na unidade. Ou seja, em apenas um dia, aconteceram 64% dos procedimentos esperados para os próximos 30 dias. Miguel Agulham, chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica do HC, que é filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ressaltou que a rapidez da operação, feito em aproximadamente 15 minutos. “Leva mais tempo para o paciente ser levado ao centro cirúrgico e ser anestesiado do que o ato em si. O mutirão é importante para vencermos a fila de espera, que, atualmente, possui mais de 250 crianças”, afirmou o médico.

Por meio de mobilização nacional, a Cipe avaliou quais cirurgias pediátricas, especialmente ambulatoriais, possuem grande solicitação no Brasil e convocou os centros hospitalares para a realização de mutirões. Segundo Agulham, cerca de 10% da população infantil masculina brasileira é portadora de fimose. O médico destacou a importância de eventos como este, não só para a área assistencial, mas também na formação de profissionais que aprenderam com o procedimento.

É o caso da residente em Enfermagem Laura Muller, participando pela primeira vez de mutirões, definiu ação como desafiadora. “É bem diferente da rotina da Unidade. Houve bastante parceria entre a equipe médica e de enfermagem, o que possibilitou a identificação das situações em que a cirurgia não pode ser feita”, relatou. 

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do CHC-UFPR