Notícias Notícias

Voltar

Confirmados mais de 8 mil procedimentos no 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Esforço conjunto

Confirmados mais de 8 mil procedimentos no 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Número equivale ao dobro de atendimentos realizado no 1º evento promovido pela Ebserh

Brasília (DF) – O número de procedimentos confirmados a serem realizados no 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh é de aproximadamente 8 mil. Isso equivale ao dobro de atendimentos realizado no 1º evento promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no ano passado. A segunda edição do evento ocorrerá em 31 de maio, com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados à estatal, localizamos nas cinco regiões do país. O objetivo é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até agora já foram confirmados 18 hospitais que ofertarão 668 cirurgias em 16 especialidades como otorrinolaringologia, pediatria, cirurgia plástica, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia cardiovascular, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia vascular e oftalmologia, dentre outras.

Em 26 unidades serão realizados 4,8 mil exames em 31 especialidade como farmácia - análises clínicas, gatroenterologia, radiologia e diagnóstico por imagem, otorrinolaringologia, oftalmologia, cardiologia, fonoaudiologia, pneumologia, cardiologia, endocrinologia, mastologia, infectologia, dentre outras.

O número de consultas ofertadas já confirmadas é de 3,4 mil, referentes a 18 hospitais, englobando um total de 30 especialidades, incluindo endocrinologia, nutrição clínica, mastologia, urologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, atendimento à saúde da criança e do adolescente, fonoaudiologia, oftalmologia, odontologia, dermatologia, cardiologia, dentre outras.

Para o presidente da Ebserh, Kleber Morais, o evento mostra a relevância da Rede Ebserh para o usuário do SUS. “Essa mobilização dos hospitais universitários se dá pela busca da melhoria do sistema público de saúde. É nosso papel oferecer atendimento a quem precisa, além de apoiar o ensino, a pesquisa e inovação tecnológica”, ressaltou Morais.

Nesse segundo Mutirão, além de todos os procedimentos médicos, as ações educativas serão intensificadas. Já foram confirmadas 167 atividades como ação antitabagismo, aferição da pressão arterial e de dados antropométricos, prevenção de cânceres do aparelho digestivo, de pele, de mama, de boca, de colo de útero, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, do diabetes, campanha de conscientização sobre o maio amarelo, além de ações relativas à saúde da mulher, ocular, bucal, dentre outras. 

Segundo a coordenadora de Formação Profissional da estatal, Caroline Brero, as ações educacionais são aquelas voltadas à promoção e à prevenção em saúde. “O objetivo é que envolvam alunos de graduação e pós-graduação, preceptores, docentes e demais profissionais necessários”, explicou a coordenadora.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh