Notícias Notícias

Voltar

Pacientes da Oncologia do HC-UFPE recebem Dia de Beleza

Dia das mães

Pacientes da Oncologia do HC-UFPE recebem Dia de Beleza

Serviços como escova, limpeza de pele, sobrancelha e maquiagem foram ofertados

Recife (PE) - "Sempre fui muito vaidosa, mas quase entrei em depressão por conta da doença. Amei esta ação, nos anima”. A frase é da paciente do Ambulatório de Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), Maria Eunice Godoy, 50 anos, mãe de dois filhos, e que, desde janeiro, faz quimioterapia na unidade. Ela e outras mães que são atendidas no Ambulatório de Oncologia no HC tiveram um momento especial nesta sexta-feira, 12, em comemoração ao Dia das Mães.

O espaço promoveu Dia da Beleza, com realização de escova, limpeza de pele, sobrancelha de hena e maquiagem. “O evento foi realizado com intuito de humanizar o espaço do Ambulatório de Oncologia, dispondo de atividades que promovem a aproximação da equipe multidisciplinar com os pacientes que são atendidos aqui”, comentou a enfermeira do Serviço de Oncologia do HC Luana Pinheiro.

A ideia da ação surgiu a partir de uma conversa entre a técnica de Enfermagem do HC Maristela Falcão e a estudante do curso de Estética e Cosmética, Janaína Prazeres, 32 anos, que já foi paciente do Serviço de Oncologia há 11 anos, quando teve um câncer ósseo. “Por já ter passado pela doença, sei qual é o sentimento. Então, como estou fazendo a faculdade de Estética, decidi trazer minhas amigas da graduação para fazer este Dia da Beleza.  É uma experiência maravilhosa e muito gratificante. Poder dedicar um pouco do nosso tempo para melhorar a autoestima destas mulheres é algo incrível”, afirmou. 

Além disso, foi servido lanche, seguido de entrega de presentes e apresentação musical, organizado pelo Programa Mais: Manifestações de Arte Integradas à Saúde, para as pacientes que estão sendo acompanhadas pelo HC.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HC-UFPE