Notícias Notícias

Voltar

Dia Nacional de Doação de Leite Humano reforça atuação dos bancos de leite

Amamentação

Dia Nacional de Doação de Leite Humano reforça atuação dos bancos de leite

Rede Ebserh possui filiais cujos bancos de leite são certificados por excelência

Brasília (DF) – O impacto benéfico que a doação de leite humano traz é extremamente amplo: o ato ajuda na assistência a uma vida mais saudável para crianças prematuras, doentes ou cujas mães desenvolveram problemas no período de amamentação. Em todo o país, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, chama a atenção para a importância da ajuda na manutenção do estoque de leite nos Bancos de Leite espalhados por todos o país.

De acordo com a coordenadora do Bando de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), Jackelyne Faierstein, o leite materno doado é destinado diretamente a uma grande demanda de bebês prematuros. A unidade, filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é especializada em assistir gestantes de risco por meio de sua UTI Neonatal. “Vale ressaltar também que o leite materno é o único alimento capaz de suprir as necessidades nutricionais dessas crianças, além de ajudar na prevenção das infecções as quais o organismo frágil desses bebês prematuros é suscetível”, pontuou.

Quando teve a pequena Sarah Shopia, em 2015, Jaqueline Batista recorreu ao BLH do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (Hupaa-Ufal) para se preparar para o aleitamento. À época, Jaqueline teve dificuldades de amamentar sua filha recém-nascida, que estava desestimulada a sugar. As duas passaram a frequentar o Banco de Leite e foram submetidas a massagens que reverteram o quadro.

A queixa mais comum das parturientes que buscam apoio nos BLHs é o leite empedrado (ingurgitamento das mamas), provocado pelo excesso de leite, muito comum nos primeiros dias após o nascimento do bebê. Nesses casos, os profissionais mostram como fazer massagens e providenciam a ordenha para aliviar dores, a depender do caso.

O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes e traz vantagens também para as mães, que se sentem mais seguras e menos ansiosas. Ajuda na queima de calorias e o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente, além de proteger do cancro da mama e do ovário e da osteoporose

Bancos de Leite na Rede Ebserh

Os bancos de leite são espaços destinados à doação de voluntárias em período da amamentação e que tenham excedente lácteo. Dentre os critérios para a doação, as interessadas não podem ser consumidoras de substâncias tóxicas, devem ter feito o pré-natal e ter resultados negativos nos exames de sífilis, HIV e sorologia para hepatite B e C. Quem não pode doar leite também pode contribuir doando potes de vidro com tampa plástica. É nesses frascos que os leites são armazenados.

A Rede Ebserh possui unidades hospitalares cujos bancos de leite são certificados pela excelência dos serviços prestados. Para receber a certificação, os bancos de leite passam por uma avaliação de qualidade que envolve o treinamento da equipe, os equipamentos, o serviço executado e outros aspectos. São atribuídas notas a cada uma das especificações para atestar o grau de qualidade. “É um reconhecimento do trabalho realizado, uma motivação para a equipe e a certeza de que oferecemos um produto de qualidade dentro das normas exigidas”, afirma Rita de Fatima Pinto, chefe do Núcleo de Aleitamento Materno do Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB), uma das unidades certificadas.

Na Maternidade-Escola Assis Chateubriand da Universidade Federal do Ceará (Meac-UFC), em Fortaleza, cerca de 150 pessoas participaram da programação especial no refeitório, logo após a inauguração das novas instalações do Banco de Leite Humano. O encontro homenageou mães doadoras de leite materno com programação artística, vídeos de incentivo ao aleitamento e distribuição de brindes. A cerimônia, que contou com as presenças da primeira doadora de leite materno da Meac e de mães com seus recém-nascidos do Projeto Canguru, foi encerrada com um coffee-break e apresentação artística de voz e violão. 

Na Maternidade-Escola Assis Chateubriand da Universidade Federal do Ceará (Meac-UFC), em Fortaleza, cerca de 150 pessoas participaram da programação especial no refeitório, logo após a inauguração das novas instalações do Banco de Leite Humano. O encontro homenageou mães doadoras de leite materno com programação artística, vídeos de incentivo ao aleitamento e distribuição de brindes. A cerimônia, que contou com as presenças da primeira doadora de leite materno da Meac e de mães com seus recém-nascidos do Projeto Canguru, foi encerrada com um coffee-break e apresentação artística de voz e violão. 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) realizou homenagens às doadoras do BLH, no qual foram recebidas pela equipe para um dia de beleza, com design de sobrancelhas, maquiagem e uma oficina de shantala. Na última quarta-feira também foi realizado uma ação dentro da UTI neonatal do HU-UFMA, com uma palestra educativa para as mães que são receptoras do leite, demonstrando a cadeia de processamento e destacando a importância da doação. Entre os dias 15 e 18 de maio, no turno matutino, houve visitas nos leitos do Alojamento Conjunto para conscientizar as mães sobre a importância da doação a fim de sensibilizá-las para o processo de doação. Esta ação contou com a participação das alunas da Liga Acadêmica de Amamentação da Universidade Federal do Maranhão.

No Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) houve homenagens e apresentações culturais. O Conjunto de Cordas Artimus da Igreja Adventista do Sétimo Dia emocionou os participantes com a execução de peças eruditas. Foi feita homenagem a um “Amigo do Banco de Leite Humano”, pessoa ou instituição que, de forma voluntária, auxilia no funcionamento do BLH, tendo sido homenageado o motorista Renato Mathias, que, durante muitos anos, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), colaborou no transporte de integrantes da equipe do Banco para visitas de orientação e de coleta de leite junto às doadoras externas. As doadoras externas, também foram mencionadas e receberam agradecimentos em forma de música. 

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações das filiais