Notícias Notícias

Voltar

Palestra no Hospital Escola de Pelotas aborda câncer de próstata e disfunção erétil

Novembro Azul

Palestra no Hospital Escola de Pelotas aborda câncer de próstata e disfunção erétil

Câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente entre os homens brasileiros

Pelotas (RS) – A palestra mensal do serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), no mês alusivo ao Câncer de Próstata, abordou a prevenção da doença, tratamentos e disfunção erétil. A palestra aconteceu na última semana e contou com a presença dos urologistas do HE Felipe Camacho e Roberto Reinecken Von Laer. O hospital é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com Felipe Camacho, o câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente entre os homens brasileiros. Além disso, cerca de 20% dos pacientes com a doença são diagnosticados em estágios avançados. “Embora não exista uma maneira de prevenção, é possível diagnosticar precocemente a doença, aumentando as chances de sucesso no tratamento”, comentou. Segundo ele, as formas mais comuns de prevenção/diagnóstico são por meio do exame clínico e exame de sangue (PSA).

O urologista Roberto Von Laer abordou a disfunção erétil e listou alguns fatores de risco, entre eles, o diabetes, o fumo, doenças cardiovasculares e uso de medicações. Em seguida, falou sobre o mecanismo de ereção e os fatores fisiológicos envolvidos nesse processo. Além disso, afirmou que cerca de 50% dos homens entre 40 e 70 anos apresentam algum grau dessa disfunção. Para finalizar, o urologista apresentou as formas de tratamento e ressaltou a importância de procurar atendimento médico.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HE-UFPel é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HE-UFPel