Notícias Notícias

Voltar

Jornada Científica é realizada no Hospital Gaffrée e Guinle

Residência Multiprofissional

Jornada Científica é realizada no Hospital Gaffrée e Guinle

Tema do encontro foi a esclerose lateral amiotrófica (ELA)

Rio de Janeiro (RJ) – A III Jornada Científica da Residência Multiprofissional em Saúde, do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), discutiu a esclerose lateral amiotrófica (ELA), de acordo com a visão de diferentes áreas da saúde. O evento ocorreu na última segunda-feira, 27.

Na parte da manhã, houve a mesa redonda com o tema “Atuação multidisciplinar na esclerose lateral amiotrófica”, tendo a participação de profissionais de medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e nutrição, além de um juiz de direito. Já pela parte da tarde, foi apresentado um caso clínico de ELA, relatado por residentes do HUGG.

A interdisciplinaridade foi ressaltada, já na mesa de abertura, pelo vice-reitor da vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Ricardo Cardoso. “Esse encontro mostra a importância de se manter a relação entre diversas áreas de conhecimento, possibilitando a formação de profissionais mais completos e capacitados que, no fim, poderão prestar um serviço de maior qualidade para a população”, afirmou.

O gerente de Atenção à Saúde, Daniel Aragão, e a vice-diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Cristiane Rocha, também destacaram a relevância da troca de conhecimentos no âmbito hospitalar para a formação profissional. “Com momentos como esse, que permitam misturar os campos profissionais, com entendimento da atribuição de cada um, podemos prestar uma assistência melhor”, explicou o gestor.

O diretor de pós-graduação da Unirio, Carlos Roberto Lyra, destacou a temática discutida ao longo do dia. “A iniciativa tomada pelo HUGG, ao debater um tema que, infelizmente, não é conhecido a fundo pela maioria, é louvável. Desta maneira, os profissionais de saúde poderão ter um norte no auxílio aos familiares de pessoas que sofrem e convivem com esta doença”, finalizou.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUGG-UNIRIO é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh

Com informações do HUGG-Unirio