Notícias Notícias

Voltar

Plataforma para pesquisa em saúde é disponibilizada na Rede Ebserh

UpToDate®

Plataforma para pesquisa em saúde é disponibilizada na Rede Ebserh

Acesso a informações auxiliarão na tomada de decisão clínica, por meio de conteúdo científico

Brasília (DF) – Colaboradores, professores, alunos de residência e pesquisadores ligados aos 39 hospitais universitários federais da Rede Ebserh podem, agora, acessar a base científica de conhecimentos em saúde, UpToDate®. O acesso está disponível desde a última quarta-feira, 29, pelo endereço www.uptodate.com. O acesso é direto na página, não necessita de login ou senha.

O processo de contratação do serviço técnico e especializado, UpToDate®, foi realizado na forma de assinatura (subscrição) pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O contrato possui vigência de 3 anos. Para esclarecer sobre a utilização da plataforma, serão realizados treinamentos com multiplicadores de cada hospital da Rede Ebserh, indicados pelas gerências de Ensino e Pesquisa.

A disponibilização do UpToDate® permitirá acesso a informações com o objetivo de apoiar a tomada de decisão clínica, disponibilizando conteúdo científico revisado, com recomendações que fundamentam questões relativas à prática clínica, de forma acessível, rápida e independente, seguindo os princípios da Medicina Baseada em Evidência.

Os principais benefícios do acesso à plataforma são a qualificação da assistência e do ensino, a incorporação da medicina baseada em evidências nas práticas clínicas, o embasamento das decisões clínicas, a melhoria da qualidade dos serviços hospitalares, a agilidade na tomada de decisão e a segurança ao paciente.

A iniciativa foi da Coordenadoria de Formação Profissional (CFP), subordinada à Presidência da estatal, em atendimento à solicitação das gerências de Ensino e Pesquisa dos hospitais da Rede Ebserh. Para a coordenadora Caroline Valero, a contratação reforça o papel estratégico da estatal. “Frente aos objetivos da Ebserh, no que diz respeito ao ensino, pesquisa e assistência nos hospitais da rede, constata-se a importância do investimento da empresa na assinatura do banco de dados UpToDate® para usufruto de alunos, residentes, docentes e colaboradores técnico-administrativos”, ressaltou.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao MEC, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh