Notícias Notícias

Voltar

Hospitais da Rede Ebserh participam de mutirão de prevenção ao câncer de pele

Dezembro Laranja

Hospitais da Rede Ebserh participam de mutirão de prevenção ao câncer de pele

Campanha reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Brasília (DF) – No último sábado, 2, foi realizada a 18ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. A iniciativa foi da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que, desde 2014, desenvolve o movimento Dezembro Laranja. Diversos hospitais da Rede Ebserh participaram da campanha com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Este ano, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele da SBD tem como tema “Se exponha mas não se queime”. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), todo ano surgem 176 mil casos de câncer de pele, o de maior incidência no país.

No Distrito Federal, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) dobrou a meta inicial de atender 600 pessoas e realizou 1.232 consultas. A ação contou com a participação de 67 médicos voluntários do HUB, da SBD e da Secretaria de Saúde (SES-DF). Foram diagnosticados 177 casos de câncer de pele e esses pacientes já saíram do hospital com a cirurgia para retirada do tumor agendada no próprio HUB ou na unidade de saúde da região onde mora. 

Em Goiânia, a campanha do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) teve a participação de cerca de 80 profissionais da saúde, sendo 60 dermatologistas, com aproximadamente 356 pessoas atendidas para avaliação. As 109 pessoas que tiveram o diagnóstico de suspeita da doença, foram encaminhadas para tratamento no serviço de Dermatologia do HC-UFG.

Em Petrolina (PE), o mutirão do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) será realizado no próximo dia 9, com a participação voluntária de outros dermatologistas da região, além de residentes e estudantes de medicina da Univasf.

Em Curitiba, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) promoveu exames e consultas gratuitas à população, com exames visuais de pele em busca de lesões, afirma. Após os 103 procedimentos realizados, as pessoas foram orientadas a continuarem se prevenindo ou encaminhadas para acompanhamento profissional. 

Em Minas Gerais, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) ofereceu atendimento aberto à toda a população para consultas e esclarecimento. Já o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) realizou atendimentos gratuitos à população e atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) distribuiu 230 senhas para consultas. Profissionais do hospital e acadêmicos da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina da Furg trabalharam voluntariamente.

Em Fortaleza, o Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC) distribuiu 350 senhas para atendimento. O foco foi o diagnóstico precoce do câncer de pele, além de orientações sobre as medidas de fotoproteção. Ao todo, 30 profissionais de saúde e administrativos estiveram envolvidos na ação

Em Niterói, o Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) prestou 100 atendimentos, além de esclarecimento e aconselhamento quanto à importância de adotar medidas preventivas contra o câncer de pele.

O Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT) ofereceu 200 senhas para atendimento. Depois de passarem por uma triagem e consulta médica, os pacientes receberam orientações e, se preciso, encaminhamentos para dar continuidade ao tratamento.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUFs