Notícias Notícias

Voltar

Hospital de Clínicas da UFTM é selecionado para projeto nacional do MS

Segurança do Paciente

Hospital de Clínicas da UFTM é selecionado para projeto nacional do MS

Iniciativa visa implementar diretrizes preventivas para reduzir pela metade a ocorrência de infecção

Uberaba (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vinculado à Rede Ebserh, é um dos 120 hospitais que participarão de uma iniciativa com o objetivo de reduzir o número de infecções a pacientes. O “Projeto Colaborativo: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Ministério da Saúde, selecionou unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que possuem terapia intensiva adulto.

O projeto vai prover suporte técnico e metodológico para implementar diretrizes preventivas que possam reduzir pela metade a ocorrência de infecção primária da corrente sanguínea associada a cateter venoso central, infecção em trato urinário associada a cateter vesical de demora e pneumonia associada à ventilação mecânica. 

Com duração prevista de 18 meses e possibilidade de extensão por igual período, o projeto formará seis grupos de 20 hospitais. Cada grupo receberá suporte técnico de instituições de excelência, que oferecerão sessões de aprendizado presencial a cada bimestre ou trimestre, aprendizagem virtual todos os meses e visitas periódicas. 

Equipes de cinco profissionais de cada instituição selecionada participarão das sessões de aprendizagem - a primeira ocorre de 11 a 13 de dezembro - e atuarão nas unidades de origem como facilitadores da implantação das melhorias necessárias para que sejam atingidos os objetivos. 

O apoio e a consultoria do Projeto Colaborativo serão prestados por hospitais que fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde - Proadi-SUS: Hospital Albert Einstein/SP, Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP, Hospital da Beneficência Portuguesa/SP, Hospital do Coração/SP, Hospital Moinhos de Vento/RS e Hospital Sírio-Libanês/SP. 

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFTM