Notícias Notícias

Voltar

Crianças são atendidas em mutirão de monitoramento auditivo no Recife

Ouvir bem

Crianças são atendidas em mutirão de monitoramento auditivo no Recife

Ação do Hospital das Clínicas da UFPE contempla cerca de 40 pacientes infantis

Recife (PE) – Um Mutirão de Monitoramento Auditivo e Desenvolvimento da Linguagem está sendo realizado, nesta terça e quarta, 5 e 6, pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), em comemoração ao Dia Nacional do Fonoaudiólogo. A ação contempla cerca de 40 pacientes infantis pré-selecionados pelo Serviço de Fonoaudiologia, que faz parte da Unidade de Reabilitação HC, hospital vinculado à Rede Ebserh.

O intuito do mutirão é fazer um acompanhamento com pacientes, de idade entre 1 e 2 anos e meio, que já são atendidos pela Fonoaudiologia da instituição e que apresentaram algum fator de risco relacionado a perdas, danos ou desenvolvimento pleno da audição, monitorando seus padrões auditivos e a sua motricidade oral – que lida com uma série de fatores que dialogam com o cunho fonoaudiológico, como mastigação, respiração, deglutição e fala.

“As crianças atendidas no mutirão já passaram por triagem auditiva prévia no HC, assim, um dos objetivos principais da ação é dar prosseguimento de forma prática aos seus respectivos tratamentos, visto que, após constatado o fator de risco para perdas auditivas, esses pacientes precisam de constante acompanhamento da fonoaudiologia”, explicou a coordenadora do Serviço, Karina Danda.

Durante a ação, que mobiliza cerca de 12 profissionais, há ainda orientação com os pais ou responsáveis desses pacientes a respeito dos hábitos nocivos como uso de chupeta, mamadeira e até mesmo padrões de alimentação. As crianças passam por uma avaliação do desenvolvimento de linguagem e, em seguida, realizam de exames como o de Emissões Otoacústicas e o de Audiometria com Reforço Visual (também conhecido como VRA), que servem, respectivamente, para identificar a possibilidade de riscos auditivos e para ajudar o profissional de fonoaudiologia no estudo das respostas do paciente a estímulos específicos.

“Terminadas as três fases, orientamos as famílias em possíveis estratégias de estimulação dessas crianças, para que assim o nosso trabalho de ajuda auditiva e de linguagem aplicados no mutirão sejam perpetuados no desenvolvimento desses pacientes”, completa Karina.

Sobre a Ebserh 

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE