Notícias Notícias

Voltar

Complexo Hospital de Clínicas do Paraná promove 2º Passeio Ciclístico

Movimento

Complexo Hospital de Clínicas do Paraná promove 2º Passeio Ciclístico

Aberto à comunidade, evento teve trajeto com 12 km de extensão no centro da capital paranaense

Curitiba (PR) – Pelo segundo ano consecutivo, o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), vinculado à Rede Ebserh, realizou um passeio ciclístico pelas ruas de Curitiba aos funcionários da instituição e comunidade. O evento ocorreu no último domingo, 3 de dezembro.

Segundo Danielle Dallagnol, uma das coordenadoras, o ciclismo é uma atividade de grande importância. “Queremos disseminar essa prática como alternativa para melhora da qualidade de vida e prevenção de problemas de saúde”, afirmou.

O passeio foi organizado pelo Comitê de Humanização do CHC; Projeto Ciclovida, da UFPR e Associação dos Servidores da Universidade (Asufepar).

Percurso

No roteiro, houve concentração e alongamento em frente à Maternidade do Hospital de Clínicas. Em seguida, os ciclistas saíram em direção à Maternidade Victor Ferreira do Amaral, passaram pelo Centro da Visão, pelo prédio histórico da UFPR, retornando ao HC. No final, teve sorteio de brindes entre os participantes.

Aos inscritos, foi solicitada a doação de um kit de desenho – com borracha, lápis preto e caderno grande de cartografia – ou uma caixa de lápis de cor, os quais serão destinados ao Serviço de Escolarização Hospitalar do CHC. Nele, as profissionais atendem crianças e jovens internados na instituição que têm de se ausentar da escola.

Ebserh

O Hospital de Clínicas (HC) e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA) compõem o Complexo HC da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR). Tanto HC quanto MVFA são os hospitais universitários federais (HUF) filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no estado. O órgão é vinculado ao Ministério da Educação e, atualmente, administra 39 HUFs pelo Brasil. 

Em parceria com as universidades federais, o objetivo é aperfeiçoar os serviços de atendimento à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

Criada em dezembro de 2011, a estatal também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), o qual contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do CHC-UFPR