Notícias Notícias

Voltar

Acessibilidade é tema de trabalho apresentado no Gaffrée e Guinle

Inclusão

Acessibilidade é tema de trabalho apresentado no Gaffrée e Guinle

TCC sobre dificuldades enfrentadas por cadeirantes é destaque em semana de defesa de monografias

Rio de Janeiro (RJ) – No mês em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência ocorreu a defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com a temática “Desafios e Propostas na inclusão do estudante portador de deficiência física motora em cadeira de rodas ao curso de Medicina da Unirio”, da aluna Thaís Rodrigues de Amorim, sob orientação da diretora da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC), Maria Marta Tortori. A apresentação se deu no Anfiteatro da 8ª Enfermaria do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), vinculado à Rede Ebserh, e obteve grau máximo.

Como recorte, a graduanda analisou as instalações do HUGG, do Instituto Biomédico e a Unidade da EMC. “O ambiente, de um modo geral, tem aproximadamente 30% de acessibilidade, mas 98% dos espaços inacessíveis são adaptáveis. Espero que meu trabalho sirva como conscientização para conseguirmos recursos necessários de respeito aos padrões legais. Pretendo dividir esse conhecimento com o corpo de Engenharia e Arquitetura”, informou Thaís.

O objeto de estudo começou a ser delineado durante os últimos períodos da graduação do curso de Medicina e demorou dois anos para ser concluído. Por se tratar de uma área que foge de casos clínicos, Thaís encontrou algumas dificuldades iniciais. “São assuntos mais ligados às áreas de Arquitetura e Engenharia. Tive que aferir medidas que nem sabia existirem”, explicou a aluna.

Além de orientadora, a diretora Maria Marta foi uma das incentivadoras, desde o início, por perceber a relevância do tema em um momento em que começam a existir cotas universitárias reservadas para alunos com algum tipo de deficiência. “Quando você convive com alguém que tem uma dificuldade, passa a visualizar o quanto de obstáculos nós temos em todos os lugares. Temos que tornar o ambiente viável, caso contrário a criação desta cota não atinge seu objetivo primordial que é a inclusão”, afirmou a professora.

Maria Marta também ressaltou a importância de se fazer alterações e atender, de forma digna, os novos ingressantes. “A partir do momento que envolvemos e sensibilizamos diferentes áreas, como o corpo técnico do hospital, por exemplo, modificamos o olhar de todos e construímos uma mudança estrutural e institucional”, concluiu.

Participaram da banca avaliadora ainda os professores Max Fakoury, Sérgio Botti e Cláudia Uoieno. Também esteve presente o vice-reitor da Unirio, Ricardo Cardoso, que fez questão de ressaltar a relevância do trabalho apresentado para toda instituição

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUGG-Unirio faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUGG-Unirio