Notícias Notícias

Voltar

Ministério Público do Trabalho recebe primeiro certificado de Amigo do HU-UFGD

Reconhecimento

Ministério Público do Trabalho recebe primeiro certificado de Amigo do HU-UFGD

Dourados (MS) – O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) é a primeira instituição a receber o do Certificado de Amigo do HU-UFGD, hospital vinculado à Rede Ebserh. A homenagem, instituída este ano por meio da Associação dos Voluntários do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (AVHU-UFGD), tem o objetivo de simbolizar o reconhecimento pelo “generoso auxílio prestado em prol do bom funcionamento do hospital e da melhoria no atendimento aos cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde”.

O certificado foi entregue ao procurador do Trabalho de Dourados, Jeferson Pereira, na tarde desta segunda-feira, 4, pela superintendente do HU, Mariana Croda, e pelo chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Ricardo do Carmo. Durante o encontro, a superintendente lembrou o permanente apoio do MPT-MS ao HU-UFGD. “É uma instituição realmente parceira, e nós, que gerimos a saúde pública, sabemos bem como são importantes as parcerias”, comentou Mariana Croda.

O chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico também frisou o comprometimento e a sensibilidade do MPT-MS às frequentes demandas apresentadas pelo hospital. “A parceria do MPT é presença constante, é um apoio com o qual podemos contar”, reforçou Ricardo do Carmo.

Ao agradecer o título recebido, o procurador Jeferson Pereira também lembrou as oportunidades em que o MPT-MS pode concretizar em ações o apoio ao HU-UFGD, viabilizando recursos por meio da destinação de verbas resultantes da atuação do órgão no combate a irregularidades trabalhistas. “Foi assim quando equipamos a UTI Neonatal e, mais recentemente, viabilizamos o funcionamento mais duas salas cirúrgicas. É um trabalho que nos dá grande satisfação”, disse.

Amigo do HU-UFGD

O título de Amigo do HU-UFGD pode ser conferido a pessoas físicas ou jurídicas, do setor público ou da iniciativa privada, como forma de agradecimento e reconhecimento pelo apoio, auxílio e suporte ao hospital, sejam ou não de ordem material. O certificado é subscrito pela presidente da Associação dos Voluntários, Liobeth Kojima, e pela superintendente do HU-UFGD, Mariana Croda.

Sobre a Ebserh 

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFGD